Professor emérito de universidade espanhola realiza palestra no Centro de Educação nesta quarta-feira, 9

08/10/2024 - 10:10  •  Atualizado 08/10/2024 14:49
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Imagem de divulgação do evento com o QR Code para inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) recebe o professor Jurjo Torres Santomé nesta quarta-feira, 9, às 14 horas, para proferir uma palestra no auditório do PPGE, no Centro de Educação (CE) da Ufes, campus de Goiabeiras. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Programa. As pessoas interessadas podem realizar inscrição neste link ou a partir do QR Code na imagem ao lado.

Professor emérito da Universidade de Coruña (UDC), na Espanha, Santomé abordará o tema Currículo e formação de professores no contexto neoliberal. A palestra terá mediação da professora do PPGE Sandra Kretli.

Com experiência nas conceituadas universidades de Salamanca e Santiago de Compostela, Santomé atualmente visita várias instituições estrangeiras ministrando cursos, seminários e conferências, segundo Kretli. O professor esteve na Ufes em 2012 como conferencista de abertura de um evento acadêmico organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Currículos, Culturas e Cotidianos, na época coordenado pelos professores Janete Carvalho e Carlos Eduardo Ferraço.

Em suas pesquisas, Santomé trata de temas como políticas educativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Suas principais obras são Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistasGlobalisms and power: Iberian Education and Curriculum Policies (Globalismos e poder: Políticas Ibéricas de Educação e Currículo)Multiculturalismo Anti-Racista, entre outras publicações.