Estreia do Cine Metrópolis, animação de diretor francês reflete sobre imigração italiana para as Américas

03/10/2024 - 12:47  •  Atualizado 04/10/2024 14:30
Texto: Leandro Reis
Compartilhe
Imagem do filme Proibido a Cães e Italianos

O Cine Metrópolis renova sua programação nesta quinta-feira, 3, com a estreia da animação Proibido a Cães e Italianos, do diretor Alain Ughetto, às 20 horas. A sessão de estreia será seguida de debate com o pesquisador Cilmar Franceschetto, o animador Gabriel Albuquerque e o jornalista Diego Mezzogiorno. A conversa vai girar em torno de aspectos relacionados à imigração italiana para as Américas, que completa 150 anos em 2024, e as técnicas de animação envolvidas na produção do filme. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site LeBillet.

Falado em francês e italiano, Proibido a Cães e Italianos é uma carta de amor do diretor aos seus antepassados, trabalhadores que saíram da Itália em busca de uma vida melhor nas Américas. A trama se passa no início do século XX, no norte da Itália, em Ughettera, berço da família Ughetto. Segundo a lenda que rege a família, Luigi Ughetto ousou atravessar os Alpes e começou uma nova vida na França, em busca de algo melhor. Bem-sucedido, Luigi acabou mudando para sempre o destino de sua amada família.

Continuações

Seguem em cartaz os filmes Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin; Assexybilidade, de Daniel Gonçalves; O Dia que te Conheci, de André Novais Oliveira; e Motel Destino, de Karim Aïnouz.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 3 a 9 de outubro:

Proibido a Cães e Italianos, de Alain Ughetto (França/Itália, 2022)

Luigi Ughetto, um homem determinado do norte da Itália no início do século XX, diante das dificuldades em sua terra natal, ousa cruzar os Alpes em busca de uma vida melhor. Esta é uma história emocionante de família, aventura e coragem frente à emigração.

Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin (Brasil, 2024)

Dez anos após a morte do pai, o cineasta Thiago Moulin abre a mala que herdou com fragmentos de uma vida inteira. Entre desejos interrompidos e silêncios familiares, o diretor tenta quebrar os diversos ciclos de ressentimento que atravessam sua família.

Assexybilidade, de Daniel Gonçalves (Brasil, 2023)

Conheça histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a pluralidade de experiências por meio da vivência de cada uma delas. São depoimentos de 15 pessoas de diferentes orientações sexuais, identidades de gênero e deficiências, que falam sobre flertes, namoro e sexo, compartilhando memórias, traumas e esperanças envolvendo relacionamentos e desejo.

O Dia que te Conheci, de André Novais Oliveira (Brasil, 2023)

Zeca vive se atrasando para o trabalho por causa da distância entre sua casa e o emprego, dos perrengues do transporte público e por uma recente condição de saúde. Sua vida profissional não vai nada bem, mas a sorte não o abandonou totalmente. Uma colega do trabalho se aproxima e o dia pode terminar de uma forma bem diferente da que começou.

Motel Destino, de Karim Aïnouz (Brasil/Alemanha/França, 2024)

Heraldo, fugindo da gangue da qual fazia parte, se refugia no Motel Destino. Ele se aproxima dos proprietários Elias e, principalmente, de Dayana, com quem começa a se envolver perigosamente.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas