Com repertório inédito, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos volta ao Teatro Universitário nesta quarta-feira, 2. Entrada gratuita

30/09/2024 - 11:22  •  Atualizado 01/10/2024 10:28
Texto: Com informações da assessoria do evento     Edição: Leandro Reis
Apresentação da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos

Mais uma viagem musical por comunidades tradicionais de todas as regiões do País está prestes a chegar ao palco do Teatro Universitário. Após o sucesso dos espetáculos de junho deste ano e de novembro de 2023, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos realiza novas apresentações de quarta, 2, a sexta-feira, 4, a partir das 19h30, no mesmo palco que a consagrou. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.

O grupo formado por 16 cantores cegos, acompanhados pelo som de um piano de cauda, traz um novo repertório formado por 20 canções (em 18 arranjos) da tradição oral de diversos cantos do Brasil, que são de domínio público e inéditas para o público em geral.

Em cena, destaca-se a oralidade popular de Norte a Sul do país, passando por Alagoas, com as fiadeiras de algodão quilombolas de Arapiraca; pelo Congo do Espírito Santo; pela Bata do Feijão e a Roda Pisada da região da Bacia do Jacuípe (BA); pela Embolada de Sergipe; pelo Fandango Caiçara típico do sul de São Paulo e do norte do Paraná; e por canções de outras regiões brasileiras.

“As canções pertencem às comunidades, são de domínio público. Elas representam a riqueza da oralidade popular brasileira que se perpetua de geração em geração, se prolifera, se desloca e dá suporte a uma série de atividades de trabalho, de lazer, de festejos, de ninar e de momentos marcantes das comunidades”, afirma Rejane Arruda, diretora do espetáculo.

Acessibilidade

As pessoas com deficiência interessadas nas apresentações podem enviar uma mensagem para o número de WhatsApp da organização – (27) 99609-8181 – para reserva de ingressos e alinhamento sobre as condições de acolhimento durante a chegada ao local da apresentação e na acomodação para assistir ao espetáculo. Recursos de acessibilidade estarão disponíveis e incluem a audiodescrição para pessoas cegas, a presença de intérpretes para fazer a tradução simultânea em Libras e também o espaço sensorial para pessoas no espectro autista.

Parcerias

Além dos espetáculos abertos ao público, haverá duas apresentações vespertinas (na quinta e na sexta-feira) voltadas exclusivamente para instituições sociais e estudantes de escolas da rede pública (estudantes da Educação de Jovens e Adultos, bem como dos ensinos Fundamental e Médio). As sessões noturnas serão abertas ao público em geral, mas também haverá reserva de assentos para estudantes da rede pública, pessoas com deficiência e idosos.

A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos é fruto de uma iniciativa da Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) e da Cia Poéticas da Cena Contemporânea. As atividades são realizadas com o patrocínio master da Rede Itaú e patrocínio da PERFIL - Alumínio do Brasil, por meio da Lei Rouanet – a Lei Federal de Incentivo à Cultura –, operacionalizada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Foto: Julio Gabriel/Divulgação