Ufes decide manter auxílios-permanência de estudantes assistidos por quatro semestres durante recadastramento na Propaes

27/09/2024 - 17:15  •  Atualizado 27/09/2024 17:23
Texto: Leandro Reis
Imagem escrita Assistência Estudantil

A Administração Central da Ufes garantirá a manutenção de todos os auxílios-permanência dos estudantes contemplados pelos editais de 2022 e que receberam o benefício por quatro semestres consecutivos até o final de setembro de 2024. A medida valerá para os assistidos que realizarem o recadastramento na Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), até o dia 10 de outubro, por meio do Portal da Assistência Estudantil. Os interessados deverão assinar um termo de responsabilidade, disponível neste link.

Os auxílios-permanência seriam descontinuados automaticamente depois de quatro semestres de recebimento. No entanto, a decisão de manutenção vem como uma política de fortalecimento da permanência estudantil neste período de prolongamento atípico do semestre acadêmico.

“Essa medida é uma das políticas importantes da Administração Central da Universidade, desenvolvida através da Propaes, para qualificar a permanência dos estudantes na Universidade. Consideramos que os semestres finais para a conclusão de um curso exigem todo o apoio necessário da instituição em seus diversos setores”, diz o pró-reitor da Propaes, Antonio Carlos Moraes.

A decisão de prorrogar os auxílios está amparada na Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), instituída pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei nº 14.914/2024, que visa ampliar e garantir as condições de permanência dos estudantes matriculados nas instituições federais de educação superior e de educação profissional e tecnológica. “A Lei apresenta cenários muito positivos para a assistência estudantil em 2025 e vamos avançar sempre em favor dos estudantes”, projeta Moraes.

Mais informações pela página da Propaes.