Projeto de extensão abre vagas para tratamento de pacientes com transtornos alimentares e psíquicos

19/09/2024 - 12:23  •  Atualizado 19/09/2024 12:37
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Leandro Reis
Foto de família à mesa durante café da manhã

O projeto de extensão Nutrical - Ambulatório de Assistência em Nutrição e Comportamento Alimentar, que presta atendimento clínico nutricional gratuito a membros da comunidade acadêmica e à população capixaba, está com inscrições abertas para adolescentes e adultos que apresentem transtornos alimentares ou padrão alimentar inadequado que afete negativamente a saúde física e mental. Pessoas interessadas em participar das avaliações nutricionais e obter planos terapêuticos devem se inscrever por meio deste formulário e aguardar o contato da equipe do projeto.

Nesta chamada, o Nutrical busca pessoas com transtornos alimentares, incluindo relações problemáticas com a comida e com a imagem corporal, e com condições psiquiátricas – como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno bipolar, depressão e ansiedade – que tenham prejuízo significativo na alimentação. Os interessados em participar devem ter disponibilidade de horário nas sextas-feiras, no período da tarde.

Autonomia

Os pacientes serão atendidos na Clínica Interprofissional em Saúde (Ceis), no campus de Maruípe, onde receberão orientações sobre mudança de comportamento, hábitos alimentares e estilo de vida por meio de intervenção nutricional baseada em estratégias predominantemente não prescritivas, ou seja, a priorização de uma forma de comer baseada na fome, na saciedade e no manejo do comer emocional. “O objetivo é realizar um tratamento colaborativo, centrado no paciente, de forma a buscar bem-estar e autonomia alimentar, sem necessidade de restrições desnecessárias”, explica a professora do Departamento de Atenção Integrada à Saúde (Deis) e coordenadora do Nutrical, Fabíola Soares.

Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de graduação em Nutrição, sob orientação de professores e nutricionistas colaboradores. Os encontros acontecem em grupos e individualmente, com foco no comportamento disfuncional em relação à alimentação, que é avaliado de acordo com o relato do paciente ou por meio de instrumentos que apontem essa disfunção. A realização do plano terapêutico envolve entrevista motivacional, aconselhamento nutricional, práticas de alimentação intuitiva e desenvolvimento de alimentação com atenção plena.

Os atendimentos em grupos incluem informações sobre alimentação saudável dentro do contexto de respeito às características biopsicossociais e estímulo para mudança no estilo de vida que sejam capazes de gerar práticas adequadas de saúde. Nos encontros individuais, a equipe do projeto realiza a avaliação e o diagnóstico nutricional, seguidos do estabelecimento do plano terapêutico adequado às necessidades de cada paciente. “Nosso objetivo é sugerir mudanças alimentares e de estilo de vida adequados ao estado nutricional de cada pessoa”, ressalta Soares.

Comportamento

A coordenadora observa que, atualmente, há grande preocupação das pessoas em relação ao corpo, devido principalmente à influência das mídias. Segundo ela, a frequente insatisfação corporal e as alterações no comportamento alimentar, sobretudo entre os mais jovens, podem acarretar riscos à saúde: “Programas tradicionais de dieta que encorajam os indivíduos a restringirem conscientemente sua ingestão de alimentos não são apenas ineficazes em termos de resultados de peso, mas também têm sido contraproducentes, promovendo sofrimento psíquico e comportamentos alimentares pouco saudáveis”.

Por isso, Soares considera importante que existam abordagens como as realizadas pelo Nutrical, que são não dietéticas e mudam o foco dos resultados de peso para a melhora dos indicadores de saúde e bem-estar psicológico. “É essencial a oferta de atendimento nutricional adequado, que busque reestabelecer uma alimentação equilibrada e saudável, evitando restrições que possam ser responsáveis por diversos agravos à saúde e promovendo o adequado desenvolvimento de suas competências alimentares. Este atendimento, quando realizado em ambientes acadêmicos, proporciona ainda o contato do estudante com a prática clínica, tão necessária à formação em excelência de qualquer profissional”, conclui.

O Nutrical é uma atividade de extensão desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Comportamento Alimentar (Gecal/Ufes). Mais informações sobre as ações dos pesquisadores podem ser obtidas no perfil do Instagram do projeto.

Foto: Freepik