A Editora Universitária da Ufes (Edufes) lançou o livro digital Educação ambiental autopoiética na Baía de Vitória/ES, de autoria do professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) Soler Gonzalez. Disponível gratuitamente no site da Edufes, a obra oferece uma reflexão inovadora sobre o campo da educação ambiental, articulando histórias e vivências dos chamados "narradores e narradoras da maré". O foco é a interação entre as pessoas e os manguezais, explorando conversas, afetos, tensões e conflitos cotidianos que emergem nesses ambientes naturais.
O livro revela uma visão profunda e poética, inspirada no renomado escritor Manoel de Barros, em especial na obra Menino do Mato (2010). A partir dessa perspectiva, o autor propõe uma "desvisão" do mundo, transportando o leitor para os territórios e temporalidades caóticas e singulares da Baía de Vitória. Gonzalez, como “um menino e uma menina do mangue”, nos guia através de uma experiência sensorial e afetiva, que se reflete nas paisagens e nos seres que habitam a região.
Outro aspecto singular da obra é a inclusão da lista de ingredientes do prato típico da Ilha das Caieiras, o que traz à tona os gostos e aromas característicos da comunidade local, inserindo a cultura e o cotidiano da região no coração da pesquisa.
No prefácio da obra, a professora Martha Tristão destaca a capacidade de Soler Gonzalez em ressignificar sua formação em Geografia, integrando-a às diversas temporalidades mapeadas no livro. “Soler não abandona a Geografia, sua área de formação básica; pelo contrário, ele consegue ressignificá-la, tratando-a a partir das diferentes temporalidades em sua cartografia”, afirma.
A obra está disponível para download gratuito no site da Edufes.