Auditoria Interna da Ufes abre consulta à comunidade acadêmica para elaboração do Plano de Auditoria 2025

12/09/2024 - 16:14  •  Atualizado 13/09/2024 17:21
Texto: Thereza Marinho
Imagem desenhada de várias mãos segurando balões de diálogos coloridos

A Auditoria Interna da Ufes (Audin/Ufes) abriu uma consulta à comunidade acadêmica a fim de colher sugestões de temas de auditoria para a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) 2025. Até o dia 18 de outubro, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade podem contribuir com a elaboração do Plano enviando sugestões por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Audin.

O Paint é o documento que contém as ações planejadas pela auditoria para serem executadas no próximo ano. As sugestões serão analisadas tecnicamente, considerando a materialidade, criticidade e relevância para os objetivos da instituição.

O objetivo da consulta é, com a participação da comunidade acadêmica, melhorar os serviços prestados pela Ufes. Os temas sugeridos nos formulários serão avaliados e, se considerados oportunos, serão incluídos no Paint 2025. Podem ser apresentadas sugestões de processos internos, áreas, assuntos ou temas que podem ser objetos de atividade de auditoria.

Para orientar os participantes, a Audin preparou um tutorial orientando como sugerir um tema de auditoria.

Normas

Além de promover a participação da comunidade, a consulta visa atender, em sua completude, o artigo 3º da Instrução Normativa CGU/SFCI nº 05/2021, no qual está expresso que na elaboração do Paint devem ser consideradas as expectativas das partes interessadas. A ação também procura alinhar a consulta ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, que tem por objetivo desenvolver planos periódicos (anuais ou plurianuais) para os quais serão realizadas auditorias ou outros serviços com base nos riscos organizacionais e em consultas junto à Administração e outras partes interessadas.