Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina está com inscrições abertas até esta quinta, 12

10/09/2024 - 18:02  •  Atualizado 11/09/2024 18:44
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do prêmio

Os responsáveis por programas e projetos de extensão regularmente registrados no Sistema de Gestão da Extensão (Sigex), com relatórios em dia junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e que tenham sido desenvolvidos ao longo de 2023 e até julho deste ano no âmbito da Ufes têm até 12 de setembro para enviar o resumo inédito dos trabalhos e concorrer à 11ª edição do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina (PMEMF). O material deve ser encaminhado exclusivamente por meio do formulário disponível aqui.

O resultado do PMEMF 2024 será divulgado no dia 29 de novembro. Os cinco trabalhos vencedores (o maior pontuador em cada campus, mais o de maior pontuação geral) serão contemplados com a cessão de um computador para utilização em atividades extensionistas e seus representantes serão convidados a fazer uma apresentação oral durante as cerimônias de entrega do PMEMF 2024, que acontecerão nos dias 4, 10 e 12 de dezembro em Vitória (campi de Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre, respectivamente. Todos os projetos que tiverem as inscrições deferidas terão seus resumos publicados nos anais do evento.

Para o pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe, além de o prêmio ser um importante incentivo para os projetos e programas extensionistas, os trabalhos fazem com que a comunidade acadêmica tenha conhecimento do impacto das ações no desenvolvimento econômico e social de territórios e comunidades capixabas.

“Com isso, nos aproximamos mais claramente do grande objetivo da extensão: fazer com que todas as competências desenvolvidas no âmbito da Universidade sejam colocadas à disposição da sociedade para que ela tenha, de alguma forma, uma melhora em suas condições de vida. Essa é a missão da extensão”, sentencia.

O nome do Prêmio de Mérito Extensionista é uma homenagem à professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda, primeira sub-reitora de Extensão e precursora das atividades extensionistas da Ufes.

Submissão

Os resumos, que serão avaliados por uma comissão organizadora formada por avaliadores internos e externos à Ufes, devem ser redigidos conforme modelo apresentado no Anexo I do edital. Dentre os itens a serem avaliados, estão indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; produção ou difusão de novos conhecimentos ou tecnologias; interdisciplinaridade; impactos na sociedade e na formação de estudantes; e articulação com organizações de outros setores da sociedade.

Presidente da comissão organizadora, a servidora da Proex Cintia Costa considera o PMEMF um momento especial, por conferir maior visibilidade às ações de extensão e aos extensionistas. “O Prêmio Maria Filina tem como um de seus objetivos ressaltar o protagonismo dos estudantes no fazer extensionista. A apresentação dos trabalhos premiados na cerimônia da premiação é realizada por estudantes membros das equipes e um dos critérios de avaliação é justamente o impacto do projeto na formação dos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos”, ressalta Costa.

Avaliação

O processo avaliativo será composto por três etapas: deferimento, realizada pela comissão organizadora, na qual são verificados a relação do resumo com a ação de extensão e a adequação do resumo às normas de formatação, de conteúdo e aos prazos estabelecidos; avaliação por pareceristas ad hoc, nomeados pela Proex, que analisarão 12 trabalhos do campus de Goiabeiras, oito de Maruípe, seis de Alegre e seis de São Mateus; e avaliação pela banca examinadora, que julgará os resumos expandidos enviados pelos 32 selecionados e decidirá os vencedores. “É uma oportunidade de subsidiar a banca examinadora com mais dados e aprofundar a análise dos projetos”, explica Costa.

Dúvidas ou mais informações sobre o edital podem ser obtidas por este e-mail.