O Teatro Universitário recebe o concerto A Volta ao Mundo em 80 Dias, do Coral Infantojuvenil Vale Música, a partir das 20 horas desta sexta-feira, 6. Gratuita, a apresentação celebra os 13 anos do projeto Estação Conhecimento Serra, que trabalha na formação de crianças e adolescentes da região. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
Publicado em 1873 pelo escritor francês Júlio Verne, o romance que dá título ao concerto conta a história de um cavalheiro inglês que, desafiado por colegas, aposta que pode completar uma volta ao mundo em 80 dias. A obra foi estudada dentro das atividades de incentivo à leitura, desenvolvidas na biblioteca da Estação Conhecimento Serra, e agora ganha o palco do Teatro Universitário sob a regência do maestro Max Michel Alves.
Formado por 51 crianças e adolescentes, o Coral Infantojuvenil Vale Música vai se debruçar sobre o tema, tendo como base um roteiro construído pelo maestro a partir de trechos do livro. “Os próprios integrantes do coral farão a leitura dramática dos textos, que serão mesclados ao repertório”, conta o maestro.
Para traduzir o espírito de aventura do livro em forma de música, o regente selecionou um repertório com obras e ritmos de diferentes continentes e regiões, passando pela África, Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte, e encerrando a jornada com a música brasileira. Fazem parte dessa viagem musical obras como Begone, Dull Care (Benjamin Britten), Vois Sur Ton Chemin (Bruno Coulais), Tzena, Tzena (Folclore Hebraico) e Samba da Benção, de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
A Volta ao Mundo em 80 Dias tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Foto: Fábio Prieto