Dois filmes do novo cinema paulista entram na programação do Cine Metrópolis

05/09/2024 - 15:18  •  Atualizado 05/09/2024 15:29
Texto: Com informações do Cine Metrópolis
Cena de Cidade; Campo, na qual duas mulheres estão olhando para um caderno

Em nova semana de estreias, o Cine Metrópolis apresenta dois filmes do novo cinema paulista a partir desta quinta-feira, 5. Cidade; Campo, de Juliana Rojas, chega à telona após receber prêmios importantes nos festivais de Berlim e de Gramado. Já Sofia Foi, primeiro trabalho do cineasta Pedro Geraldo, premiado no Festival de Marselha, terá uma sessão especial de pré-estreia com a presença do diretor e da atriz Sofia Tomic.

Após os aclamados As Boas ManeirasTrabalhar Cansa, codirigidos por Marco Dutra, a cineasta paulista Juliana Rojas apresenta duas histórias sobre migração entre a zona rural e a área urbana em Cidade; Campo (confira abaixo a sinopse). O filme apresenta os elementos que marcam a trajetória de Juliana Rojas com uma linguagem cinematográfica que flerta com o suspense e o sobrenatural em temáticas de crítica social. A protagonista é interpretada pela atriz mineira Fernanda Vianna, conhecida por seu trabalho de décadas no Grupo Galpão. Sua performance no filme lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado deste ano.

Pré-estreia

Na terça-feira, 10, às 20 horas, o Metrópolis apresenta uma sessão especial de pré-estreia de Sofia Foi, primeiro longa-metragem de ficção de Pedro Geraldo. A obra mostra a protagonista vagando pela Universidade de São Paulo após ser despejada do apartamento em que vivia (confira abaixo a sinopse). O filme recebeu o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival Internacional de Marselha, na França, em 2023.

A pré-estreia de Sofia Foi contará com a presença do diretor Pedro Geraldo e da atriz e corroteirista Sofia Tomic, que vão debater com o público após a sessão.

Continuação

O badalado Stop Making Sense, de Jonathan Demme, e A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Massora, permanecem em cartaz até o dia 11 de setembro.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 5 a 11 de setembro:

Cidade; Campo, de Juliana Rojas (Brasil, 2024)

Após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia e luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Já Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentarem frustrações e lidarem com memórias e fantasmas.

Imagem
Cena de Sofia Foi que mostra a imagem de uma moça usando boné vermelho sobreposta à imagem de uma passarela

Sofia Foi, de Pedro Geraldo (Brasil, 2023)

Sofia, forçada a sair do apartamento em que vivia, fica à deriva nos espaços da Universidade de São Paulo. Sem ter para onde voltar, ela passa por encontros e memórias nesse dia determinante em sua vida. A deambulação da personagem é marcada por estranhos encontros e por assombros de um passado de dias felizes.

Stop Making Sense, de Jonathan Demme (Estados Unidos, 1984)

Um filme-concerto que documenta a banda nova iorquina Talking Heads no auge de sua popularidade, em 1983. A banda liderada por David Byrne sobe ao palco com um grupo de músicos convidados para uma performance cinematográfica que apresenta coreografia e visuais criativos embalados por sucessos como Psycho Killer, Take Me to the River e Once in a Lifetime.

A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Massora (Portugal/Brasil, 2023)

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar durante a Ditadura brasileira. Hoje os Krahô continuam a reinventar infinitas formas de resistência.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.