Na abertura oficial da IV Ufes International Week, reitor propõe criar um programa de incentivo à mobilidade estudantil

03/09/2024 - 18:54  •  Atualizado 04/09/2024 19:00
Texto: Thereza Marinho
Na foto, o reitor fala para o público presente no auditório da biblioteca. Ao seu lado, na mesa, o secretário Yuri Leite

Criar um programa que fomente a mobilidade estudantil para o exterior e tornar isso uma política da Universidade. Na abertura oficial da IV Ufes International Week, esse foi um dos objetivos apresentados pelo reitor Eustaquio de Castro para ampliar as ações de internacionalização desenvolvidas pela Ufes.

“Hoje percebo que as iniciativas [de mobilidade] são individuais, dos estudantes. Estamos em um momento de fomentar parcerias com instituições públicas, porque o recurso público existe, basta termos uma maneira de captá-lo e transformar isso em uma política para a nossa Universidade”, destacou.

O evento teve início às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (campus de Goiabeiras) e também contou com a presença da vice-reitora Sonia Lopes, que elencou algumas das atividades da semana: “Vamos falar da interlocução da nossa Universidade com universidades de outros países, e também de estudantes [do exterior] que vêm pra cá, para nossos cursos de graduação e programas de pós-graduação”.

As atividades da IV Ufes International Week começaram nesta segunda-feira, 2, e seguirão até sexta-feira, 6, envolvendo todos os campi. Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, o evento aborda o tema O mundo na Ufes e tem o objetivo de informar sobre o que é internacionalização e a sua importância para o meio acadêmico.

Diversidade e oportunidade

O secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, afirmou que a proposta é chamar a atenção para as iniciativas de internacionalização que a Ufes desenvolve, para além das oportunidades de mobilidade para o exterior. “Essa é uma parte importante, mas existem outros componentes. Temos muitos alunos estrangeiros na Universidade, que desempenham um papel importante em aumentar a diversidade cultural da nossa comunidade acadêmica porque trazem novas experiências, o que fomenta a inovação e a criatividade”.

Leite lembrou ainda as oportunidades para o aprendizado de outros idiomas, já que poucos países falam português: “Para nos integrarmos em outras comunidades, precisamos de outros idiomas. Temos trabalhado muito nesta questão, oferecendo o máximo de oportunidades para que nossa comunidade aprenda novos idiomas”.

O secretário encerrou a abertura destacando que a internacionalização não é um fim, mas um meio para formar pessoas melhores. “Nosso objetivo é formar profissionais melhores e mais preparados para os desafios que nosso mundo enfrenta. Desafios políticos, sociais, ambientais, econômicos. Queremos formar pessoas que sejam capazes de enfrentar esses desafios no Brasil ou em qualquer parte do mundo”.

Após a abertura foi realizada a mesa redonda O mundo na Ufes, com a presença de professores e estudantes estrangeiros. As atividades da Ufes International Week ocorrem de forma virtual e presencial, com eventos específicos para cada grupo da comunidade acadêmica: técnicos administrativos, docentes e estudantes, com emissão de certificados de participação em todas as atividades.

Foto: Thereza Marinho