Começam a operar os ônibus para transportar estudantes do campus de Alegre a unidades de Rive e Jerônimo Monteiro

02/09/2024 - 18:03  •  Atualizado 02/09/2024 18:31
Texto: Thereza Marinho
Foto da frente do ônibus que faz o transporte dos estudantes

Entrou em funcionamento nesta segunda-feira, 2, o serviço de transporte que vai atender estudantes do campus de Alegre que realizam atividades acadêmicas nas unidades da Ufes localizadas no distrito de Rive e no município de Jerônimo Monteiro. O objetivo é facilitar o deslocamento de cerca de 900 estudantes de diferentes cursos – Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia –, que precisam se deslocar entre a sede do campus e as unidades para participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“A oferta desse transporte é uma demanda antiga dos estudantes do campus de Alegre. Conseguimos vencer a burocracia e a questão orçamentária, e hoje estamos felizes por poder proporcionar aos nossos alunos melhores condições e mais segurança para que participem das atividades que exigem esse deslocamento”, afirma o reitor Eustaquio de Castro.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Louisiane Nunes, afirma que o serviço vem atender a uma demanda existente há 15 anos. Ela explica que, até 2009, havia dois ônibus, custeados pelo antigo Centro de Ciências Agrárias, que transportavam os estudante no trajeto entre Alegre e Jerônimo Monteiro. “Contudo, com o advento de novos cursos, o aumento significativo do número de estudantes atendidos e as dificuldades orçamentárias enfrentadas, em 2009 o transporte foi descontinuado”, conta.

Segundo ela, o serviço de transporte público na região é limitado, sendo ofertado por apenas uma empresa de ônibus e em alguns horários específicos, o que agravou o problema. “Muitos alunos passaram a se deslocar pedindo caronas a terceiros, uma prática considerada arriscada tanto sob o ponto de vista físico quanto pelas possíveis violências externas”, afirma a diretora.

“Enfim, após anos de tratativas tentando achar uma solução definitiva para o problema, devido às restrições orçamentárias, seguidas de toda a burocracia de um processo de licitação para contratação de empresa especializada no serviço de fretamento de ônibus para atender o quantitativo de estudantes, temos o serviço iniciado. Agradeço imensamente o apoio da Administração Central, da direção do CCENS [Centro de de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde] e da Diretoria de Infraestrutura Setorial Sul. Este é o resultado de um esforço coletivo”, comemora.

Funcionamento

O transporte será disponibilizado, inicialmente em caráter de teste, para avaliação da demanda. Durante esse período, os alunos que se inscreveram no serviço por meio do formulário on-line terão seu nome incluído na lista de passageiros dos ônibus que atendem o percurso para o qual solicitaram atendimento.

Durante esta fase também estará em desenvolvimento um sistema informatizado para check-in digital e identificação do aluno por meio de um aplicativo. Assim, a cada início de período letivo, os alunos que utilizarem o serviço deverão se cadastrar via formulário on-line e preencher, assinar e enviar o Termo de Responsabilidade. Para embarcar, os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante e um documento de identificação com foto.

Mais detalhes sobre o funcionamento do transporte, horário e locais de saída dos ônibus estão disponíveis no site do campus de Alegre.