E-book gratuito aborda o uso de tecnologias digitais na inclusão de alunos com deficiência visual

09/08/2024 - 11:39  •  Atualizado 09/08/2024 11:50
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Imagem da capa do livro

Já está disponível para download o e-book Recursos de tecnologias digitais na Educação em Perspectiva Inclusiva para alunos com deficiência visual em tempos de covid-19, organizado pelo professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes Douglas Ferrari, juntamente com o doutorando em Educação Eduardo Machado. O livro é gratuito e está disponível neste link.

Com 130 páginas, o e-book está dividido em oito capítulos e sua ideia central é explorar como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para promover a inclusão e a integração de alunos com deficiência visual, tomando por base o contexto educacional durante a pandemia de covid-19. A obra é direcionada a professores, pesquisadores e a todos os interessados nas questões relacionadas ao uso da tecnologia sob uma perspectiva inclusiva.

“O livro analisa as dificuldades e as soluções encontradas por professores e instituições para garantir a continuidade da educação desses alunos, destacando a importância das tecnologias assistivas e das práticas pedagógicas inclusivas para enfrentar os desafios impostos pelo ensino remoto emergencial”, destaca Eduardo Machado. A obra foi desenvolvida a partir dos seus estudos e pesquisas realizadas durante o período de mestrado profissional em Educação da Ufes.

Inspiração

“Uma das principais inspirações vem da minha avó, que perdeu a visão e precisou de cuidados especiais durante parte de sua vida, e esta experiência pessoal de assistir e cuidar de alguém com deficiência visual me proporcionou uma compreensão mais íntima e empática das dificuldades enfrentadas por essas pessoas no dia a dia”, ressalta o doutorando.

A publicação faz parte do projeto Educação e Saúde no Espírito Santo: Intersetorialidade em Apoio a Estudantes com Deficiência a Partir da Pandemia de Covid-19, desenvolvido pela Ufes em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que irá financiar duas publicações sobre o tema.