Ufes cria Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição

31/07/2024 - 16:32  •  Atualizado 31/07/2024 18:09
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Imagem que mostra, do alto, um aperto de mãos entre um homem e uma mulher, sobre uma mesa de escritório.

A Administração Central da Ufes criou a Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição (DPMC), vinculada diretamente à Reitoria, com o objetivo de construir um ambiente de conciliação na Universidade. A DPMC substitui a antiga Coordenação de Procedimentos Disciplinares, que antes era ligada ao Gabinete da Reitoria.

Diretor da DPMC, o professor do Departamento de Direito Gilberto Fachetti explica que a mudança ampliou as funções da antiga estrutura. “A correição engloba sindicância, investigação de denúncias e processos disciplinares. As novas atribuições são a prevenção do assédio em todas as suas formas, a mediação de conflitos e a conciliação. O objetivo é permitir que conflitos sejam resolvidos voluntariamente”, afirma, lembrando que essa é também uma política da Controladoria-Geral da União (CGU).

"Nosso objetivo, ao criar a nova diretoria, foi promover um ambiente de pacificação entre os diversos atores da Universidade. Não faz sentido que pequenos conflitos se avolumem para, no futuro, talvez se tornarem condutas mais danosas. A conciliação exerce um importante papel para garantir relações de trabalho mais sinérgicas e prevenir que danos futuros ocorram", afirmou o reitor Eustaquio de Castro.

Em dois meses de funcionamento, a DPMC já realizou dez mediações, envolvendo servidores, estudantes e professores. Na semana passada, foi aprovado o regimento interno do setor, que prevê a formação de uma Câmara de Mediação, composta por três pessoas, que receberá propostas de conciliação.

A DPMC lida com processos sigilosos. As denúncias feitas à Ouvidoria ou por diretores de Centro para apuração podem vir a ser objeto de mediação em caso de possíveis infrações leves. As propostas de mediação podem ser apresentadas pelas partes ou por interessados pelo endereço eletrônico cpd.reitoria@ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2635.

Imagem: Freepik