Ufes integra rede de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável

04/07/2024 - 17:13  •  Atualizado 04/07/2024 18:50
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Logomarca da Rede UniSustentável: o mapa do Brasil com símbolos como gotas d´água, uma capivara e uma planta.

A Ufes agora integra a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). A reunião de adesão, realizada no final de junho, contou com a presença da coordenadora da Rede, Rosamaria Padgett, e dos professores da Universidade Elaine Silva e Rogério Faleiros, dos campi de Alegre e São Mateus, respectivamente.

O programa UniSustentável, criado em setembro de 2023, tem por objetivo promover um ambiente de cooperação, colaboração, intercâmbio e comunicação entre as Instituições de Ensino Superior (IES). Agora, com a participação da Ufes, são 22 membros que integram a Rede.

“Essa adesão foi feita por meio da comissão de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, com o propósito de conhecer e aprender diferentes práticas socioambientais realizadas pelas universidades que compõem essa rede”, explica Elaine Silva.

A A3P é uma iniciativa do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima e tem como finalidade estimular os órgãos públicos brasileiros a realizarem práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. A Ufes recebeu em maio o certificado de adesão formal ao programa e, de acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a Agenda está sendo desenvolvida junto ao Plano de Logística Sustentável da Ufes.

Troca de experiências

Para Elaine Silva, integrar o UniSustentável é uma oportunidade de troca de experiências na adoção de práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. “E fortalecer a responsabilidade socioambiental da instituição, especialmente no processo de implementação da A3P dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 na Ufes”, acrescenta.

Segundo a professora, as universidades que integram a Rede participam de grupos de trabalho (GTs) para discutir e buscar soluções para desafios e problemáticas socioambientais. Além disso, a participação nos GTs vai permitir às Instituições de Ensino Superior (IES) construir propostas a partir das próprias realidades.

“Até o momento, além das atividades da Rede, a Ufes assumiu compromisso com dois GTs: o de Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), na nova legislação; e o de Convivência com os Animais nos Espaços Universitários”, ressalta.

Ações em andamento

A Ufes também já possui em andamento ações sustentáveis alinhadas ao propósito da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável).

“Temos a elaboração do Plano Diretor de Logística Sustentável da Ufes (PLS), que atualmente está em andamento paralelamente às construções de instrumentos de implementação da A3P, e a implementação de meios para manter o Selo Educação ODS, conquistado por nós em 2023”, lista Elaine Silva. “As duas atividades contribuem, consequentemente, para o alcance de diferentes metas dos ODS”, conclui.

A pró-reitora Cristina Engel destaca que o UniSustentável permite a colaboração em rede: "Os desafios das universidades, em geral, são muito semelhantes e esse intercâmbio de informações permite tanto a replicabilidade das ações exitosas desenvolvidas por outras instituições como, também, o aprendizado oriundo das ações avaliadas como fracassadas”. Engel conclui afirmando que “com essa adesão, a Ufes poderá encurtar e tornar mais eficiente seu caminho rumo à sustentabilidade ambiental, social e econômica”.