A Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes comunica que os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Maruípe e São Mateus passarão por serviços de dedetização programados nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 14h30, sem que haja prejuízo nos serviços dos restaurantes. Somente o setor de cadastro do RU de São Mateus encerrará as atividades mais cedo, e os vouchers do jantar precisarão ser retirados entre 11h e 12h30. O RU do campus de Alegre também passará por serviços de dedetização nesta data, a partir das 16 horas e funcionará apenas no horário do almoço.
Já o RU de Goiabeiras passará por serviços de dedetização programados no dia 1º de junho. Por este motivo, o horário do jantar desta quarta-feira, 29, será reduzido e o restaurante funcionará das 17h30 às 18h30, a fim de que a equipe possa preparar os ambientes, utensílios e instrumentos para a realização da dedetização no sábado.
Na segunda-feira, dia 3, as equipes dos RUs farão a limpeza de toda a área que é destinada à produção de refeições – chão, teto, parede, bancadas, prateleiras e armários –, para retirar todo e qualquer resquício de inseticida e reorganizar todos os utensílios. Assim, no dia 3 de junho, o serviço de distribuição do almoço nos RUs de Goiabeiras e Maruípe terá início 30 minutos após o horário regular, às 11h30.
Controle de pragas
Os RUs da Ufes realizam o controle de pragas com periodicidade e frequência igual ou superior ao determinado nas normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a necessidade de cada restaurante, seguindo um cronograma estabelecido para todo o ano. Vale ressaltar que tais serviços não buscam somente o atendimento à legislação vigente, mas também reforçam o comprometimento e preocupação da Universidade em ofertar refeições seguras e saudáveis para todos os seus usuários.
O controle de pragas inclui a realização dos serviços de desinsetização, desratização e descupinização dos ambientes e do veículo de transporte de alimentos. Outro serviço realizado nos RUs é a higienização dos reservatórios de água dos restaurantes a cada seis meses.
Considerando que as áreas em torno dos restaurantes de Goiabeiras e Maruípe são propícias para o surgimento de pragas, o serviço de desratização nesses restaurantes é realizado mensalmente e a dedetização bimestralmente. Já os demais serviços dependem da necessidade observada.
Os procedimentos são realizados por empresas terceirizadas, com aplicação de inseticidas em toda a área dos RUs, inclusive as externas. Antes da aplicação, todos os utensílios são isolados com papel filme e armazenados em local protegido da aplicação. No dia seguinte à desinsetização, é realizada a limpeza completa dos espaços para garantir a segurança alimentar.