O projeto Observa-TB, desenvolvido pelo Laboratório de Epidemiologia da Ufes (Lab-Epi Ufes) em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está com inscrições abertas para o curso Capacitação Profissional em Intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tratamento da Tuberculose. O curso é gratuito, com carga horária de 120 horas e será realizado no modo semipresencial. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 29 deste mês.
O curso é dirigido a profissionais da saúde com nível técnico ou superior que atuem na Atenção Primária, Secundária e/ou Terciária do SUS e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Espírito Santo.
O objetivo principal é promover a capacitação desses profissionais sobre os determinantes sociais da tuberculose e a importância da interação eficaz entre o SUS e o SUAS para o tratamento da doença.
A capacitação é ministrada por pesquisadores do Lab-Epi Ufes,com financiamento do ICEPi. A aula inaugural será realizada nos dias 4 e 5 de março, no auditório Rosa Maria Paranhos, localizado no campus de Maruípe.
Mais informações sobre documentação necessária para inscrição, conteúdo programático e critérios de seleção estão disponíveis no edital do curso.
Texto: Dhébora Molina (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho