Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 19 de fevereiro de forma exclusivamente on-line pelo e-mail profsaude.ufes@gmail.com.
O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que conta com a participação de 26 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. A Ufes teve sua inserção na rede nacional que oferece o ProfSaúde aprovada em setembro.
Os cursos são destinados a profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas relacionadas diretamente à saúde, definidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Resolução n° 287/1998. São elas: serviço social, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Os profissionais graduados em Saúde Coletiva, com reconhecimento de curso pelo MEC, também poderão se candidatar.
A iniciativa possui foco na formação de profissionais, professores e preceptores para a área de Saúde da Família. Destinado especialmente àqueles profissionais ligados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente o ProfSaúde está em sua quarta turma, já tendo formado aproximadamente 170 mestres em todo o país.
Com início no segundo semestre de 2024, o curso será realizado na modalidade semipresencial, com encontros presenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A expectativa é que, com o aumento do número de instituições vinculadas, sejam ofertadas 500 vagas para profissionais da APS no Brasil. Para o Espírito Santo, serão oferecidas dez vagas.
Informações sobre documentação necessária e o cronograma do processo seletivo, entre outras, estão disponíveis no edital publicado no portal do Centro de Ciências da Saúde.
Matéria atualizada em 19/12/2023 às 10h39.
Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho