Diante do grande interesse do público pelos encontros Diálogos sobre o Centro de Vitória, a organização dos eventos realizará, no próximo sábado, dia 16, uma oficina extra abordando a temática Caminhar no centro - caminhabilidade, acesso ao espaço público e saúde. Gratuita, a oficina acontecerá no HUB+, localizado na praça Costa Pereira, das 9h30 às 12h30. Serão disponibilizadas 30 vagas e não há necessidade de inscrição prévia.
A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) Daniella Bonatto será a responsável pela oficina, que visa refletir sobre a importância da caminhabilidade para o acesso ao espaço público e a saúde ao longo da vida, com enfoque especial para o envelhecimento e a saúde.
Durante a oficina, Bonatto vai apresentar os resultados da pesquisa Índice de caminhabilidade para a saúde de idosos, aplicada no centro de Vitória entre os anos de 2021 e 2022, durante seu pós-doutoramento. Além disso, vai avaliar as condições de caminhabilidade no centro da capital capixaba, o que, segundo ela, inclui a acessibilidade.
Ao final da palestra, a professora promoverá uma reflexão coletiva sobre o ambiente urbano percorrido e convidará os participantes a pensarem em propostas para a melhoria da caminhabilidade e do acesso ao espaço público no centro.
Além do DAU/Ufes, organizam os Diálogos sobre o Centro de Vitória o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/Ufes); o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU/Ufes); o Laboratório de Projetos em Design (ProDesign/Ufes); o Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano (Urbes); a Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro); e coletivos do Centro. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) é apoiadora das ações.
Texto: Adriana Damasceno, com informações da organização
Edição: Thereza Marinho