Seminário no Cine Metrópolis discute sobre Cidades Sustentáveis nesta sexta, 2 

01/06/2023 - 17:00  •  Atualizado 02/06/2023 13:29
Compartilhe

O Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) promove nesta sexta-feira, 2, a partir das 10 horas, o seminário Cidades Sustentáveis. O evento será realizado no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, é gratuito e não exige inscrição prévia. 

“As temáticas são de interesse para uma grande parte de profissionais, principalmente relacionados às áreas de Engenharia e Arquitetura, mas voltados para a questão ambiental. Vamos abordar dois assuntos polêmicos: poluição luminosa e iniciativas para cidades inteligentes”, detalha a doutora em Engenharia Elétrica pela Ufes e uma das organizadoras do seminário, Daniela Pawelski. 

O seminário compõe as ações do Programa institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt), que fomenta atividades de internacionalização no âmbito do Programa, incluindo pesquisas, missões e eventos no Brasil e no exterior.

Pesquisas

O LabTel foi criado em 1978 com o objetivo inicial de realizar pesquisas nas áreas de antenas, microondas, telefonia e radiopropagação. A partir da década de 1990, o laboratório estendeu suas atividades de pesquisa à Fotônica.

O Laboratório faz parte do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e conta com dois laboratórios de pesquisa, sendo um deles dedicado à simulação computacional em comunicações e redes ópticas, e um outro laboratório exclusivo para a realização de trabalhos experimentais. Possui infraestrutura adequada para o desenvolvimento de modelagem e simulação de componentes, sistemas e redes, além de aplicações de dispositivos em fibra envolvendo sensores ópticos.

 

Confira a programação:

10h - Abertura - professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e coordenador do Labtel, Marcelo Segatto

10h10 - Palestra 1: Cidades, Antártica e mudanças climáticas - professora do Departamento de Arquitetura da Ufes, Cristina Engel de Alvarez

10h50 - Palestra 2: La contaminación Lumínica en las ciudades: Impactos y soluciones - professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Bio-Bio (Chile), Beatriz Piderit

11h30 - Mesa redonda mediada pelo professor Marcelo Segatto

 

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho