Estudantes da Ufes promovem ação de coleta de lixo eletrônico até 23/11

18/11/2022 - 18:19  •  Atualizado 21/11/2022 20:06
Compartilhe

Alunos de diversos cursos de graduação da Ufes estão promovendo um projeto com ações de coleta de lixo eletrônico no campus de Goiabeiras. A fase inicial será realizada até 23 de novembro, com a instalação de pontos de coleta nas cantinas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Qualquer pessoa que possuir computadores, desktops, celulares ou tablets sem utilização em casa poderá entregá-los em um desses locais até as 20 horas do dia 23 (exceto no final de semana).

Em paralelo, uma plataforma de agendamento de recolhimento desses resíduos está sendo desenvolvida para que os usuários também possam agendar sua entrega de lixo eletrônico em associações de triagem de recicláveis, onde os equipamentos serão desmontados por trabalhadores capacitados. Depois, os restos de plástico serão direcionados para as associações e as placas de circuito serão vendidas para empresas de reciclagem.

O projeto é parte da disciplina Inovação e Empreendedorismo, que tem um perfil diferenciado dentro dos currículos acadêmicos da Ufes, contando com a participação de professores de diversos cursos da Universidade, os quais ministram a disciplina de forma conjunta. Na metodologia adotada, estudantes de diversos cursos são inseridos dentro de equipes de trabalho multidisciplinares, com demandas e dados concretos, devendo apresentar propostas concretas de solução.

Segundo a equipe do projeto, os resíduos eletrônicos são um grande problema no Brasil, que é o segundo maior produtor desse tipo de lixo nas Américas, sendo apenas 2% dele reciclados. O descarte incorreto de eletrônicos pode causar danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana, devido aos materiais nocivos existentes em sua composição. No entanto, quando corretamente descartados, os resíduos eletrônicos podem ser totalmente reciclados ou reaproveitados.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio do telefone (27) 99924-1925.

 

Texto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil
Edição: Thereza Marinho