Projeto orienta sobre o descarte de resíduos no Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado, 19

18/09/2020 - 17:17  •  Atualizado 20/09/2020 22:41
Compartilhe

Conscientizar a população sobre o descarte adequado de lixo residencial, pilhas usadas, remédios vencidos, limpeza de quintais para combate à dengue e cuidados com terrenos para a prevenção de incêndios. Esse é um dos objetivos do Dia Mundial da Limpeza, movimento realizado em diversos países neste sábado, 19.

Na Ufes, as ações relacionadas à data são coordenadas pelo projeto de extensão Dia Mundial da Limpeza: Rumo à Agenda 2030, coordenado pela professora do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) Elaine Cristina Silva, com a participação dos estudantes voluntários Ewerton Pereira e Guilherme Pian.

A professora destaca que um dos principais desafios da humanidade é o cuidado com o planeta. Por isso, o objetivo geral do projeto “é promover a conscientização e mobilização da sociedade civil sobre o descarte correto de resíduos e a promoção da educação ambiental”, afirma.

Limpeza solidária e mental

Outra intenção é promover a limpeza solidária (por meio da doação de livros e roupas, por exemplo), digital (como a de arquivos desnecessários do celular) e mental (com a prática de atividades como meditação, música, yoga, entre outras). Além de incentivar diferentes tipos de limpeza, as ações contribuem para o avanço da sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

As orientações do projeto para a promoção de ações de limpeza estão sendo divulgadas por meio do perfil @decadadaacao, no Instagram. A população também pode obter informações sobre como participar do Dia Mundial da Limpeza na página oficial do movimento: https://www.worldcleanupday.org/.

 

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Divulgação do projeto
Edição: Thereza Marinho