O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 4, com o procurador-chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (unidade do Ministério Público Federal no estado), Carlos Vinicius Soares Cabeleira. Durante o encontro, realizado no gabinete do reitor, os gestores conversaram sobre a atuação das duas instituições e possibilidades de parcerias em projetos de interesse comum.
Também participaram da reunião o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Ufes, Francisco Vieira Lima Neto; o diretor de Prevenção, Mediação de Conflitos e de Correição da Universidade, Gilberto Fachetti; o ouvidor Marco Olsen; o chefe de gabinete da Reitoria, Gustavo Cardoso; e a diretora de Relações Interinstitucionais, Ana Beatriz Fonseca.
O reitor da Ufes fez uma breve explanação sobre projetos em andamento na Universidade, como o trabalho que vem sendo realizado sob a coordenação da Ouvidoria da Ufes para prevenir conflitos e combater todas as formas de assédio e discriminação, e o lançamento da cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação como instrumento de conscientização para servidores e gestores.
Castro também falou sobre a implementação do curso de Medicina nos campi de São Mateus e Alegre, e medidas adotadas pela gestão em prol de uma governança mais eficiente e da otimização dos recursos. "Fechamos o ano de 2025 no azul e com as contas de janeiro pagas", informou.
Na foto acima: Francisco Vieira Lima Neto, Gustavo Cardoso, Vinicius Cabeleira, Eustáquio de Castro, Gilberto Fachetti, Marco Olsen e Ana Beatriz Fonseca.
O reitor mencionou ainda projetos de abrangência nacional nos quais a Ufes está inserida, como a construção da nova estação científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo; o Novo Acordo do Rio Doce; e o projeto para descontaminação e reabilitação da bacia do rio, entre outros. "Anos atrás, o foco da Universidade era mais o ensino. Hoje temos uma forte atuação também na área de pesquisas, buscando soluções para os problemas da sociedade e prestando contas do que é investido aqui", destacou.
O procurador Vinicius Cabeleira, que é egresso da Ufes tanto na graduação quanto no mestrado em Direito Processual, ressaltou o prazer de retornar à Universidade e se colocou à disposição para promover diálogos com gestores das duas instituições acerca de temas como compliance (conjunto de práticas, políticas e diretrizes que garantem o cumprimento de leis, regulamentos internos e normas éticas) e situações sensíveis, como assédio.
"Também contamos com a Universidade para o desenvolvimento de projetos para os quais queremos o apoio técnico da Ufes. Afinal, aqui está a excelência", afirmou.
Ao final do encontro, o procurador Francisco Vieira Lima Neto presenteou Vinicius Cabeleira com o livro O Pacto Antenupcial no Direito Brasileiro Contemporâneo, escrito por Lima Neto em parceria com o advogado e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual da Universidade Paulo Augusto Catharino Neto.
Fotos: Thereza Marinho
Universidade Federal do Espírito Santo