A Ufes firmou um convênio de cooperação acadêmica com a Universidade de Cagliari (Itália) para o fortalecimento da produção de conhecimento na área da Educação Especial e da defesa do direito à educação inclusiva. O convênio entre as duas instituições foi assinado durante uma missão acadêmica realizada por professoras e estudantes da Ufes à Itália, que teve o objetivo de aprofundar as ações de cooperação científica já existentes com a Universidade de Sassari.
A missão contou com a participação das professoras Denise Meyrelles e Andressa Caetano (Centro de Educação); Maria das Graças de Sá (Centro de Educação Física e Desportos); e Isabel Nunes (Centro Universitário Norte do Espírito Santo), além de estudantes de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos. A vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, também participou da viagem, acompanhando a formalização da cooperação internacional, as reuniões e as visitas técnicas realizadas tanto na Universidade de Sassari quanto na Universidade de Cagliari.
“A Ufes vem consolidando e ampliando sua atuação internacional na área da Educação Especial por meio de parcerias acadêmicas estratégicas com universidades italianas. As ações desenvolvidas reafirmam o compromisso institucional com a produção científica, a formação de pesquisadores e o fortalecimento do estado da arte [mapeamento de produções acadêmicas] nesta área. Esses avanços ampliam as possibilidades de mobilidade acadêmica internacional de docentes e discentes, e reafirmam o papel da Ufes na cooperação científica internacional, na produção de conhecimento crítico e na defesa do direito à educação inclusiva”, afirma a vice-reitora.
O grupo de pesquisa da Ufes foi contemplado no Projeto Universal Fapes nº 13/2025, a ser desenvolvido no período de 2026 a 2027, assegurando a continuidade das pesquisas em parceria com a universidades de Sassari e Cagliari.
Colóquios
Durante a missão foi realizado o III Colóquio de Pesquisa Internacional: Brasil e Itália, um espaço de diálogo científico voltado à sistematização de informações, análises e reflexões críticas sobre as tensões que atravessam a concretização do direito à educação escolar das pessoas com deficiência e transtornos do desenvolvimento.
Entre as atividades de ensino, o grupo de Ufes se encontrou com o grupo Foist, que desenvolve pesquisas locais e internacionais sobre direitos humanos, pobreza econômica e saúde mental. Houve ainda um colóquio de apresentações científicas, reunindo pesquisas desenvolvidas na Ufes em diálogo com os estudos do Foist, no qual foram apresentados de mais de 20 trabalhos de estudantes e pesquisadores.
Professoras e estudantes da Ufes também visitaram escolas locais, onde conversaram e entrevistaram com professores regentes, professores de apoio e gestores escolares.
Universidade Federal do Espírito Santo