Filmes nacionais são os destaques da semana na programação do Cine Metrópolis. Veja os horários das sessões

30/10/2025 - 12:43  •  Atualizado 30/10/2025 16:22
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena de 3 Obás de Xangô em que aparecem Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé abraçados

Dois filmes brasileiros são os destaques da programação que começa nesta quinta-feira, 30, no Cine Metrópolis. Vencedora do prêmio de Melhor Direção no 53º Festival de Gramado, a diretora Laís Melo retrata em , seu primeiro longa de ficção, a luta de uma mulher por um recomeço após se divorciar do marido. Já o documentário 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, acompanha as histórias em torno da amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e o pintor Carybé.

A trama de  tem no centro a protagonista Glória, que consegue se separar do marido após um divórcio conturbado. Tentando recomeçar a vida após se mudar com suas três filhas, ela precisa lidar com dificuldades financeiras e as constantes ameaças do ex-marido. Seus dilemas aumentam quando ela se vê em uma disputa por um novo cargo no trabalho – uma disputa que terá que travar com sua melhor amiga.

Celebrando a amizade de três ícones culturais do Brasil, 3 Obás de Xangô apresenta a trajetória do escritor Jorge Amado, do músico Dorival Caymmi e do pintor Carybé enquanto mostra a conexão dos artistas com a identidade da Bahia. O filme é repleto de depoimentos de amigos, familiares, artistas e dos próprios protagonistas. Performances de Caymmi e obras de Carybé ainda conferem mais beleza ao documentário de Sérgio Machado.

Além dos longas nacionais, o Cine Metrópolis exibe, por mais uma semana, The Mastermind. Dirigido por Kelly Reichardt, diretora do elogiado First Cow, o filme acompanha a história de J.B. Mooney, um carpinteiro desempregado que abandonou a escola de artes na juventude. Vivendo no interior do estado de Massachusetts, nos anos 1970, ele decide roubar obras de arte de um museu local em plena luz do dia. Enquanto planeja seu primeiro grande crime, mudanças políticas e sociais provocadas pelos movimentos hippie e feminista começam a desintegrar o mundo que ele conhecia.

Cena de Nó, na qual aparecem cinco mulheres sorrindo reunidas em um pequeno quintal
Cena de Nó

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 30 de outubro a 5 de novembro:

, de Laís Melo (Brasil, 2025)

Glória se separa e se muda com suas três filhas para um prédio no centro de Curitiba. Com condições financeiras difíceis e ameaçada pelo ex-marido que pede a guarda integral das garotas, Glória tem que disputar com sua melhor amiga uma vaga de supervisora na fábrica onde trabalha. O processo transforma Glória e suas relações.

3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado (Brasil, 2025)

Retrato da amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.

The Mastermind, de Kelly Reichardt (Estados Unidos, 2025)

Em um canto tranquilo de Massachusetts, por volta de 1970, o carpinteiro desempregado J.B. Mooney se torna ladrão de arte amador e planeja seu primeiro grande assalto. No entanto, quando tudo sai dos trilhos, sua vida começa a desmoronar.

Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas