Servidores docentes e técnicos do campus de Goiabeiras se reuniram para um café da manhã em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça, 28. A confraternização abriu a programação em homenagem aos servidores do campus, que segue até esta quarta, dia 29, com apresentações musicais, minicursos e oficinas. Conheça a programação.
As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e abrangerá os quatro campi da Ufes. O primeiro a receber a programação foi o campus de Alegre, que celebrou a data entre 21 e 23 de outubro. Já no campus de Maruípe o evento acontecerá nos dias 29 e 30, enquanto São Mateus encerrará a Semana do Servidor, no dia 31.
Durante a abertura, a vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, afirmou que “hoje é dia de reconhecer e celebrar o trabalho de quem faz o Estado brasileiro acontecer” e “compreende que servir ao público é um ato de compromisso com a democracia, com a justiça social e com a dignidade humana”.
Lopes ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados pelos servidores públicos – como restrições orçamentárias e desvalorização –, a categoria segue “sustentada por um valor que não se mede em cifras, mas em propósito: o de cuidar do outro e fortalecer o bem comum”.
A vice-reitora finalizou reafirmando sua admiração e gratidão, em especial às servidoras públicas: “sabemos que para as mulheres os desafios são ainda maiores”. “Que nunca nos falte coragem para defender o que é de todos e esperança para continuar construindo, juntos, um país mais justo, solidário e inclusivo”, desejou.
Saberes
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, fez questão de destacar o motivo da comemoração: “Estamos aqui, mais uma vez, para agradecer às pessoas, para dizer o quanto são importantes para que a Ufes seja reconhecida por sua excelência”.
Ela afirmou que, por mais que a sociedade viva um momento de significativos avanços tecnológicos, os saberes das pessoas são fundamentais. “Por mais inovadores que sejam os processos de trabalho, a maior parte deles têm a participação de pessoas que desejam se sentir parte do sucesso, e que desejam sentir pertencimento em relação aos resultados e conquistas da Instituição”, disse.
A pró-reitora também lembrou as conquistas já alcançadas pela categoria, como a reestruturação nas carreiras, mas destacou que ainda há muito pelo que lutar: “Hoje pessoas da Ufes se juntam a outras em marcha a Brasília para lutar contra a Reforma Administrativa, para que direitos conquistados não sejam retirados”.
O café da manhã contou com uma apresentação da musicista Luiza Mollulo, egressa da Ufes, e sorteio de brindes entre os presentes.
A programação nos quatro campi da Ufes em homenagem ao Dia do Servidor Público está disponível no site da Progep.
Fotos: Ana Oggioni e Lucas Pereira
Universidade Federal do Espírito Santo