Quem passar pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras, vai encontrar dois novos murais ilustrando as paredes do local. Em uma delas, uma pintura de 57 metros quadrados busca retratar as diferentes práticas corporais que constituem os objetos de ensino da área e a diversidade das pessoas que compõem o Centro; em outra, um alfabeto ilustrado da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O muralista Augusto Moraes, que produziu as obras, é egresso do curso de Design da Ufes. Ela afirma que o mural principal foi inspirado no que move a educação brasileira como um todo, as pessoas e suas peculiaridades. “O mural preenche o espaço com personas que representam diversidade étnico-raciais, de gênero, políticas de acessibilidade e combate ao etarismo, ao mesmo tempo em que realizam atividades corporais, e trazem um olhar que foca nas próximas gerações, em um futuro ainda mais diverso e mais acolhedor”, explica.
A arte do mural foi escolhida por professores, técnicos e estudantes do Centro – dentre três propostas apresentadas – por meio de uma votação.
Aprendizado
Sobre o mural em Libras, Moraes afirma que a sugestão foi direcionada pelo CEFD para conscientizar ainda mais as pessoas e ao mesmo tempo fornecer ferramentas de prática para o aprendizado e exercício da língua de sinais: “O mural instiga quem passa a treinar e aprender a se comunicar de maneira a abranger uma parcela a mais da comunidade que por aqui transita”.
A diretora do CEFD, Zenólia Figueiredo, que idealizou a elaboração dos murais, afirma que a iniciativa teve a proposta de dar uma nova identidade visual para os espaços, que pudesse retratar as identidades do próprio centro.
“O CEFD agora tem um espaço com mais cor, movimento e identidade, representando a diversidade na Educação Física e o compromisso com uma Universidade inclusiva, plural, vibrante e democrática”, destaca.
A produção dos murais contou com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult).
Fotos: Ana Oggioni
Universidade Federal do Espírito Santo