Espaço Empreendedor da Ufes completa seis anos com mais de 40 projetos apoiados e R$ 10 milhões captados por startups

23/10/2025 - 16:42  •  Atualizado 23/10/2025 17:12
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de dois rapazes testando um braço mecânico desenvolvido dentro do Espaço

Ponte entre a Universidade e o desenvolvimento regional, o Espaço Empreendedor comemorou seu sexto ano de criação nesta quarta-feira, 22. Em cinco anos de efetivo funcionamento, a iniciativa, que leva soluções inovadoras para toda a sociedade, já apoiou mais de 40 projetos em diversas áreas, entre startups residentes no Espaço e não residentes.

Vinculado à Diretoria de Inovação, da Superintendência de Projetos e Inovação (Spin) da Ufes, o Espaço Empreendedor conta atualmente com 25 startups incubadas, sendo 17 oriundas do edital mais recente. Desde o início das atividades, a incubadora vem acumulando números significativos. Segundo estimativas da Diretoria de Inovação, já são mais de R$ 10 milhões em fomento captados pelas startups incubadas; três mil estudantes impactados por minicursos, oficinas e palestras; 800 visitantes recebidos, oriundos de todas as microrregiões do Espírito Santo; cem startups atendidas em oficinas em rede; e mais de 80 postos de trabalho gerados diretamente.

“Em cinco anos de funcionamento, sendo dois durante a pandemia de covid-19, o Espaço Empreendedor se consolidou como um ponto de convergência entre ciência, tecnologia e empreendedorismo. Transformando ideias acadêmicas em negócios reais, ele gera impacto social e econômico no Espírito Santo, fortalece a cultura de inovação na Ufes e promove a formação de empreendedores e pesquisadores com visão de mercado”, afirma o gerente executivo do Espaço Empreendedor, Marcelo Sarcinelli.

Visitas

Imagem
Foto de Marcelo Sarcinelli em frente à fachada da Inova Ufes
Sarcinelli: O Espaço Empreendedor se consolidou como um ponto de convergência entre ciência, tecnologia e empreendedorismo

Além do impacto econômico e social, o sucesso do Espaço Empreendedor tem levado o nome da Ufes para diferentes espaços, por meio de visitas e ações da equipe da Diretoria de Inovação em escolas e faculdades capixabas, totalizando mais de 40 instituições de cidades como Ecoporanga, Linhares, Piúma, Muqui, Castelo e outras localidades, contemplando todas as microrregiões do Espírito Santo.

“A Universidade teve uma grande presença de mídia por meio de programas e entrevistas de nossas startups em revistas, redes de televisão e jornais a nível local e nacional”, afirma Sarcinelli. “Dentro da Ufes, o Espaço Empreendedor representa a valorização da pesquisa aplicada e ajuda a integrar a Universidade ao ecossistema capixaba de inovação, por meio de parcerias com incubadoras, empresas e órgãos de fomento”.

Infraestrutura

Durante o período de incubação no Espaço Empreendedor, as startups têm acesso a infraestrutura física, incluindo salas, coworking, equipamentos e laboratórios; trilhas de evolução personalizadas; mentorias, consultorias e capacitações em gestão, inovação e empreendedorismo; acompanhamento evolutivo com indicadores de progresso; e networking e integração com o ecossistema capixaba de inovação, incluindo investidores, empresas e agências de fomento.

“A dinâmica diária envolve reuniões de mentoria, desenvolvimento de produtos, testes em laboratórios da Universidade e participação em eventos e feiras”, explica Sarcinelli. Para fazer parte da iniciativa, os proponentes devem ficar atentos às chamadas públicas periódicas e aos editais de fluxo contínuo disponibilizados na página do Espaço Empreendedor. A previsão é que novas chamadas sejam abertas em 2026.

Para celebrar o aniversário do Espaço Empreendedor, a Diretoria de Inovação realizará um evento aberto ao público com hackathon (maratona colaborativa para criação de soluções inovadoras), palestras e contato com investidores, além de comemorações das graduações de quatro startups da incubadora, que se transformarão em empresas associadas. A programação deve acontecer até dezembro deste ano. “Será uma oportunidade de mostrar os avanços e os impactos gerados pelas iniciativas incubadas”, diz o gerente executivo.

Categorias relacionadas