O Núcleo Avançado de Retina e Pesquisa em Oftalmologia (Narpo/Ufes), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Medicina Especializada (DME), realiza neste sábado, 25, a primeira edição do projeto Visão Jovem, voltado à detecção precoce de ceratocone e erros refrativos em adolescentes e jovens encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa/ES). Os atendimentos serão gratuitos e terão início às 7 horas, no Centro Ambulatorial Multirreferenciado do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam/Ufes), localizado no campus de Maruípe.
A iniciativa é coordenada pela médica da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Ufes) Júlia Polido e contará com a atuação de 40 voluntários, entre médicos oftalmologistas, residentes e estudantes de Medicina. A equipe realizará avaliações oftalmológicas, diagnósticos de doenças visuais, encaminhamentos adequados para tratamento e entrega gratuita de armações de óculos, reforçando o caráter social e educativo do projeto.
Para a médica, eventos como o Visão Jovem estimulam o diagnóstico precoce, ampliam o acesso a serviços de saúde e fortalecem a extensão universitária como instrumento de transformação social. “A ação evidencia o papel da Ufes na promoção da saúde pública, prevenção de doenças oculares e formação de profissionais capacitados, fortalecendo o vínculo entre Universidade e comunidade e ampliando o impacto da ciência produzida pela instituição”, conclui ela, que já foi premiada por um estudo inovador na área da saúde ocular de crianças e adolescentes.
Saúde ocular
Coordenado pelo professor do DME Thiago Cabral, o Narpo desenvolve uma série de atividades voltadas à assistência, ensino e pesquisa, estimulando o aprofundamento do conhecimento em Oftalmologia entre estudantes do curso e a capacitação de profissionais da área. O Núcleo já promoveu diversas ações gratuitas de saúde ocular, incluindo cinco edições do Mutirão de Retinopatia Diabética, oferecendo atendimento especializado e diagnóstico precoce a centenas de pacientes.
“O Visão Jovem dá continuidade a essa trajetória, promovendo ações de prevenção que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e aprendizado de jovens capixabas”, avalia Cabral.
Outras informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Narpo/Ufes podem ser obtidas no perfil do Instagram da Liga Acadêmica de Oftalmologia do Espírito Santo (Laofes/Ufes), vinculada ao projeto de extensão.
Foto: Narpo/Ufes
Universidade Federal do Espírito Santo