A partir desta quarta-feira, 22, o campus de Goiabeiras sedia o II Seminário de Pesquisas do Centro de Artes (Sepecar) e, paralelamente, o 10º Seminário de Comunicação e Territorialidades. Os eventos são organizados pelo Centro de Artes (CAr) e têm como objetivo a apresentação, a discussão e o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro, promovendo reflexões metodológicas, epistemológicas e o debate crítico acerca das temáticas pesquisadas. Clique aqui e confira a programação completa.
O tema da mesa de abertura – Arte e Cultura: Desafios e Perspectivas para Políticas Públicas Democráticas – será discutido pela gerente de Cidadania e Territórios da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Thais Amorim; pela diretora do Centro de Artes (Car), Larissa Zanin e pela professora do Departamento da Teoria da Arte e Música (Detam) Aissa Guimarães. A atividade acontece a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).
Já na quinta-feira, 23, a Conferência PósCom, que tradicionalmente integra a programação do evento, traz como tema Desafios Metodológicos e Éticos da Pesquisa sobre/nas Mídias Sociais Digitais. A palestra será proferida pelo professor da Université Laval, de Quebec (Canadá), Guillaume Latzko-Toth e mediada pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Edgard Rebouças. O encontro acontece a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Artes.
A programação segue até sexta-feira, 24, e contempla, ainda, a apresentação de 29 grupos de pesquisa e projetos de extensão, e mais de 120 trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas nos cursos do Centro de Artes. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e uma das integrantes da comissão organizadora do Sepecar, Daniela Zanetti, afirma que os seminários têm como objetivo dar visibilidade à produção acadêmica produzida pelos estudantes.
“O Centro de Artes é um dos mais representativos da Ufes em quantidade e qualidade de estudantes que se formam, contribuindo para fomentar a produção artística, cultural e social, dentro e fora do Espírito Santo. É um Centro que tem tido, nos últimos anos, uma grande e importante produção acadêmica, resultado das pesquisas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação em Comunicação, Arquitetura e Urbanismo e Artes, além dos projetos de iniciação científica e de extensão e dos diversos laboratórios”, destaca.
Universidade Federal do Espírito Santo