Pesquisas na área de preservação de acervos e gestão documental são destaque em Congresso de Arquivologia do Mercosul

15/10/2025 - 17:53  •  Atualizado 17/10/2025 10:12
Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um notebook e, atrás dele, uma pilha de documentos

Pesquisas realizadas na Ufes sobre preservação digital sistêmica, uso do software AtoM na descrição de acervos, uso da inteligência artificial em contextos arquivísticos e formação profissional na era da transformação digital – com destaque para a experiência do curso de especialização Transformação Digital em Gestão Documental, ofertado pela Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes) – foram apresentados no XV Congresso de Arquivologia do Mercosul (CAM), realizado em La Paz, na Bolívia.

O evento teve como tema Arquivos, acesso à informação e cidadania: reflexões aos 200 anos da independência latino-americana e reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países da América Latina.

A Ufes foi representada no Congresso pelos professores do Departamento de Arquivologia André Marverdes, Diana Aleixo e Tânia Gava. Do Espírito Santo também participaram os arquivistas Michel Souza e Erick Luiz Lope, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Imagem
Foto dos participantes do evento em uma escadaria, com bandeiras dos países participantes
O congresso reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países da América Latina

Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos – descrição arquivística, tecnologias emergentes, inteligência artificial e história da Arquivologia latino-americana, sendo este último o de maior destaque.

“O Congresso reafirmou a importância do diálogo entre pesquisadores e profissionais da Arquivologia latino-americana em torno do acesso à informação, da cidadania e da preservação do patrimônio documental. A participação dos professores da Ufes e dos arquivistas do APEES reforçou o compromisso das instituições com a internacionalização, o intercâmbio científico e o fortalecimento da pesquisa e da prática arquivística, consolidando o Espírito Santo como referência na produção de conhecimento na área”, afirmou a professora Diana Aleixo.

O XV CAM aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro. O próximo congresso será realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2027.

Imagens: Freepik e organização do evento

Categorias relacionadas