Pesquisadores de todo o país debatem método marxiano em encontros on-line a partir desta quarta, 15. Inscrições abertas

14/10/2025 - 15:55  •  Atualizado 15/10/2025 17:13
Texto: Adriana Damasceno, com informações do Nevi/Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Para estimular reflexões sobre o processo global de produção do capital, o projeto de extensão Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi/Ufes), em parceria com o Núcleo de Estudos do Brasil Contemporâneo da Universidade de Brasília (NEBC/UnB), promove nesta quarta-feira 15, o primeiro encontro do Ciclo de Rodas de Conversas sobre Análise de Conjuntura na Perspectiva Marxiana. A atividade reunirá docentes e pesquisadores de diversas universidades do país, que se dedicam à leitura crítica e à discussão dos 54 capítulos do Livro III de O Capital, obra central de Karl Marx, como o objetivo de aprofundar o estudo sobre o método de análise de conjuntura marxiano. 

O encontro acontecerá das 9h30 às 11h30, em formato on-line e com participação gratuita. Pessoas da comunidade acadêmica ou da comunidade externa interessadas em participar podem se inscrever por meio deste formulário

Os próximos encontros estão agendados para os dias 12 de novembro e 10 de dezembro, sempre no mesmo horário. O ciclo tem caráter interinstitucional e conta com a participação de pesquisadores e professores das universidades federais do Tocantins (UFT), de Alagoas (Ufal), do Mato Grosso (UFMT), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fluminense (UFF), além da Ufes e da UnB. A iniciativa integra o subprojeto Processo Global de Produção do Capital e Luta de Classes, vinculado ao Nevi/Ufes.

Ao longo dos encontros, os debates abordarão as formas contemporâneas de manifestação do capital, tendo como foco a luta de classes e as dinâmicas produtivas e de consumo no decorrer da história do capitalismo. “O ciclo reforça o compromisso do Nevi/Ufes e das instituições parceiras com a formação crítica, o pensamento social e o diálogo acadêmico sobre as transformações políticas, econômicas e sociais da atualidade”, avalia a coordenadora do Núcleo e professora do Departamento de Ciências Sociais, Raquel Sabará.

Categorias relacionadas