As pesquisas desenvolvidas por estudantes da Ufes ocuparam a Quadra Poliesportiva do campus de Goiabeiras, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), nesta quinta-feira, 9, no primeiro dia da Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação. Até esta sexta-feira, 10, os pesquisadores apresentam aos visitantes os resultados de seus estudos, contemplando as diversas áreas do conhecimento que compõem a Universidade.
Parte da Semana do Conhecimento, a Jornada chega neste ano à sua 35ª edição e marca o encerramento do ciclo de um ano de trabalho de estudantes que participam do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC).
“É uma oportunidade para aprimorar o currículo das pessoas participantes, uma vez que os trabalhos apresentados e aprovados no PIIC são publicados nos Anais da Jornada. O evento também viabiliza a conexão entre estudantes e professores, que podem conhecer os trabalhos de colegas, criar novos laços e fortalecer aqueles já existentes”, afirma o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sergio Vaz.
Trocas
Nesta quinta pela manhã, o público pôde conhecer os trabalhos das áreas de Engenharias e de Ciências Exatas e da Terra. Graduanda do 6º período de Física, Ingrid Lopes apresentou seu estudo sobre efeitos de suscetibilidade magnética em espectros de RMN de sólidos, realizado em parceria com João Vitor Vetoracci, Daniel Cipriano e Jair Freitas, no âmbito do Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC).
Segundo Ingrid, a pesquisa analisou como misturas em pó reagem a campos magnéticos – uma aplicação prática da análise se dá em equipamentos eletrônicos, como celulares. “O trabalho observa efeitos em materiais que tenham grafite, por exemplo, analisando o impacto nos seus rendimentos”, explicou. Além de servir como uma vitrine do trabalho realizado no LMC, a Jornada, para Ingrid, ajuda a conectar as diferentes áreas do conhecimento.
“Outros estudantes vieram conhecer, então é legal ver essa troca. Nas áreas correlatas, o pessoal já ouviu falar [dos assuntos abordados no trabalho], mas de um jeito diferente. Acaba que eu também consigo aprender quando apresento para eles”, disse ela.
Incentivo
A estudante Sônia Gama, do 4º período de Letras/Libras, esteve no turno vespertino da Jornada, conhecendo as pesquisas das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e de Linguística, Letras e Artes. Depois de ouvir a apresentação do trabalho intitulado A relação entre encarceramento e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto no município de Vitória/ES, de Danieli Souza e Gilsa Barcellos, ela se interessou ainda mais pelo curso de Serviço Social.
“É um trabalho muito bom, que traz conhecimento para entendermos melhor as necessidades do nosso estado”, disse Sônia. Sua intenção é cursar Serviço Social depois de terminar Letras/Libras. “Através das apresentações a gente pode conseguir ‘se encaixar’ em alguma outra área”, afirmou.
Responsável pela apresentação do estudo, Danieli Souza, estudante do 8º período de Serviço Social, incentivou Sônia a procurar mais informações sobre o curso e as pesquisas desenvolvidas no departamento. Para ela, o contato com todas as fases da pesquisa, desde o projeto até a conclusão, terá impacto fundamental no seu futuro profissional.
“Foi um momento muito desafiador e intenso, porque eu não tinha contato com a socioeducação, então precisei me apropriar do campo de estudo primeiro antes de realizar a pesquisa. Então, ver agora os estudantes e os professores passando pelos trabalhos é muito legal e com certeza vai contribuir para o meu fazer profissional, porque saí da zona de conforto”, disse Danieli.
Programação
A Semana do Conhecimento segue no campus de Goiabeiras até esta sexta-feira, 10, com o segundo dia da Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, voltado para apresentações das pesquisas da área de Ciências Humanas. A Jornada segue nas quadras do CEFD, a partir das 8h30.
Já a Jornada Integrada de Extensão e Cultura promove exposição A Métrica do Corpo Humano, no Museu de Ciências da Vida, também nesta sexta-feira. A Mostra de Ciências segue com atividades no período da manhã.
Toda a programação da Semana do Conhecimento é gratuita e aberta ao público. Veja a programação completa dos quatro campi no site oficial do evento.
A Semana do Conhecimento realizada pela Ufes é vinculada à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano aborda o tema Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.
Fotos: Ana Oggioni e Leandro Reis
Universidade Federal do Espírito Santo