O Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (Leena) promove a partir desta quarta-feira, 8, o 12º Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação - ES 2025, com o tema Espaços de convergência: processos criativos, ecossistemas estéticos e inteligência artificial. A programação segue até sexta-feira, 10, e acontecerá no Hostel Canela Verde e no Centro Histórico da Prainha, em Vila Velha. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever neste link ou enviando um e-mail para poeticasppga@gmail.com até o dia do encontro.
O objetivo é reunir pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outros países para discutir processos criativos nas artes, suas intersecções com tecnologias emergentes e os desafios contemporâneos da criação artística em tempos de inteligência artificial.
O evento contará com a participação da professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Lúcia Santaella, referência nacional em semiótica, mídia e estudos sobre tecnologia e comunicação, que conduzirá um bate-papo sobre o tema A Criatividade da IA pode dispensar o humano?.
Haverá ainda debates sobre poética da criação artística, arte pública na era da inteligência artificial, workshops temáticos, rodadas de comunicações e exibições de filmes como Metropolis (1927), de Fritz Lang – que discute o limite entre o humano e a máquina, ainda no início do século XX; e o clássico do cinema de ficção científica Blade Runner – o caçador de androides (1982), dirigido por Ridley Scott, que servirá como ponto de partida para discussões sobre inteligência artificial, criatividade e ética na criação artística.
“Temos como objetivo principal do seminário o desenvolvimento de um estudo reflexivo sobre o processo criativo das artes nos países de língua portuguesa e espanhola. Pretendemos construir conjuntamente uma teoria do processo de criação que não esteja baseada nas questões anglo-saxônicas ou francófonas. Nesta edição, estamos ampliando o debate para a discussão sobre como essas questões que envolvem o processo criativo são atravessadas pela tecnologia e agora também pela IA”, explica o professor do Departamento de Artes Visuais Aparecido José Cirilo, coordenador do Leena e organizador do seminário.
O evento será realizado em parceria com os Programas de Pós-Graduação de universidades nacionais e internacionais, como a Universidade de Granada, na Espanha; a Universidade do México; a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em Portugal.
Universidade Federal do Espírito Santo