Teatro Universitário recebe monólogo sobre racismo no Dia do Professor. Ingressos à venda

06/10/2025 - 18:23  •  Atualizado 06/10/2025 18:37
Texto: Com informações da Associação dos Docentes da Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do espetáculo

Sucesso de público em diversas capitais brasileiras, o espetáculo Macacos chega ao Teatro Universitário em sessão única no dia 15 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor. Monólogo de Clayton Nascimento, que também assina roteiro e direção, Macacos coloca no centro da cena o relato de um homem negro que busca respostas para o racismo cotidiano.

Promovido pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), o espetáculo já está com ingressos à venda, por meio do site LeBillet. Docentes filiados à Adufes têm direito a um ingresso gratuito. Para acessá-lo, basta inserir o CPF no campo destinado ao código promocional (com pontos e traços). É necessário apresentar o contracheque ou a carteira digital da Adufes para comprovar a filiação e acessar o teatro no dia do espetáculo.

No monólogo, Nascimento conduz a plateia em um fluxo de pensamentos, desabafos e reflexões que atravessam episódios de violência policial, estatísticas de encarceramento e histórias de grandes artistas negros como Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith. Ao longo de todo o relato, o ator usa apenas um batom como objeto cênico.

Prêmios

Criado em 2015 a partir de um episódio de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, do Grêmio, Macacos acumula mais de uma dezena de premiações, incluindo os prêmios Shell de Teatro, APCA, APTR e distinções por relevância temática e cênica. Em 2023, durante temporada no Rio de Janeiro, o monólogo foi aclamado pela crítica e elogiado por nomes como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah e Camila Pitanga.

Ator de séries como CarcereirosSelvagemDois TemposA Caverna de Petra, Nascimento é professor de graduação no Teatro Escola Célia Helena e mestrando na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo (USP).

Categorias relacionadas