Ufes, Fest e BNDES discutem repactuação de projetos e novas oportunidades de cooperação

03/10/2025 - 16:03  •  Atualizado 03/10/2025 16:50
Texto: Vanessa Pianca/Assessoria de Comunicação da Fest     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da reunião, com todos os participantes reunidos em torno da mesa

Gestores da Ufes, da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se reuniram na Universidade para discutir a repactuação de projetos já existentes entre as instituições e avaliar novas oportunidades de cooperação. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 2, no Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP), localizado no campus de Goiabeiras.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação dos resultados alcançados pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA), que já soma sete anos de execução. Além disso, outros projetos conduzidos em parceria pela Fest e pela Ufes foram apresentados, demonstrando a capacidade técnica, administrativa e científica das instituições na execução de iniciativas relevantes para a sociedade, além do conhecimento acumulado na gestão de projetos complexos e multidisciplinares, criando um ambiente favorável à construção de novas parcerias.

O encontro foi conduzido pelo reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; pela diretora da Fest, Patrícia Bourguignon, e pelos representantes do BNDES Felipe Pereira e Guilherme Tinoco. Além deles, também participaram da reunião, pela Universidade, a superintendente de Projetos e Inovação da Ufes, Miriam de Magdala; o diretor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Cardoso; o coordenador do Escritório de Projetos, André Almeida; e a professora Larissa Zanin e o técnico Rogério Petri, que integram a equipe de coordenação de projetos e programas no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce.

Imagem
Foto dos participantes do encontro posando no hall de entrada do prédio do LabPetro

Ampliar parcerias

O reitor Eustáquio de Castro destacou a importância do encontro: “A presença do BNDES em nossa Universidade reforça o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido em conjunto com a Fest. Essa aproximação abre portas para novos projetos que vão fortalecer a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento sustentável”.

Para a diretora da Fest, Patrícia Bourguignon, o diálogo com o BNDES é uma forma de consolidar novas parcerias e demonstrar a capacidade da Fundação no âmbito da gerência e execução de projetos de grande magnitude. “Essa reunião foi muito positiva, pois, além de reforçar o histórico de bons resultados alcançados com o PMBA, conseguimos mostrar o potencial da Fundação e da Universidade para ampliar parcerias estratégicas que beneficiem a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Espírito Santo e no Brasil”, destacou.

Fotos: Vanessa Pianca

Categorias relacionadas