Campus de Goiabeiras vai sediar IV Encontro Capixaba de Física entre os dias 8 e 10 de outubro

03/10/2025 - 15:02  •  Atualizado 03/10/2025 15:24
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um átomo em neon

Cosmologia, gravitação, astrofísica, materiais magnéticos, matéria condensada, estrutura eletrônica. Estes e outros assuntos serão destaques no IV Encontro Capixaba de Física, que será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), no campus de Goiabeiras. A novidade desta edição será a entrega do Prêmio Destaque em Física da Secretaria Estadual da Sociedade Brasileira de Física (SE/SBF).

O evento é promovido pela SE/SBF e surgiu da necessidade da criação de um ambiente para a discussão de tópicos de pesquisa, ensino e das atuais políticas científicas e educacionais em nível estadual e nacional. O encontro vai reunir pesquisadores e pesquisadoras de diversas regiões, como o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Olival Freire e o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Nelson Pinto Neto, que, na abertura, abordarão os cem anos da mecânica quântica na mesa-redonda Mecânica Quântica, sua construção e seus desafios, junto com o professor do Departamento de Física da Ufes Ulysses Camara.

O também professor do Departamento de Física da Ufes Júlio Fabris, atual secretário da SE/SBF, afirma que o objetivo do evento é reunir atores que trabalham com a Física em seus diversos níveis. “Pesquisa e divulgação científica, ensino na Universidade, em faculdades, nos institutos federais e em escolas de ensino básico. Vamos discutir a temática em todas as áreas do conhecimento, para tentar traçar um painel de tudo o que se faz em Física no Espírito Santo”, explica.

Prêmio

O Prêmio Destaque em Física foi criado para reconhecer pesquisadores e pesquisadoras que se destacam por suas contribuições nesse campo e possuem atuação acadêmica relevante. Em sua primeira edição, será entregue ao professor do Departamento de Física Valerio Marra. De acordo com Fabris, Marra receberá a honraria pela importância de seu trabalho nos cenários nacional e internacional: “Após análise, concluímos que o prêmio deve ser concedido ao professor, que atua na área de astrofísica e cosmologia e é um dos pesquisadores que têm tido mais destaque na área, com trabalhos de grande repercussão”, aponta.

Além de pesquisador, Marra é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tem mais de 70 artigos publicados e cerca de 7 mil citações em bases científicas internacionais.

Pessoas interessadas em participar do encontro deve enviar e-mail para ecf.sbf@gmail.com, solicitando a participação. A programação completa está disponível no site do evento.

Imagem: Freepik

Categorias relacionadas