Estreia desta semana do Cine Metrópolis, filme Malês conta história de revolução contra a escravidão no Brasil

02/10/2025 - 12:25  •  Atualizado 06/10/2025 13:25
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena de Malês, na qual aparece um grupo de negros em pé, à noite. Dois seguram tochas

Maior levante de negros escravizados no Brasil, a Revolta dos Malês tem sua história contada no filme Malês, que estreia nesta quinta-feira, 2, no Cine Metrópolis. Dirigido por Antônio Pitanga, o longa divide espaço na programação com o relançamento em 4K de Paris, Texas, clássico de Wim Wenders.

Baseado em fatos históricos, Malês acompanha a insurreição contra a escravidão e a intolerância religiosa que mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador, em 1835. Liderada por africanos muçulmanos no final do Ramadã – período sagrado do Islã, marcado por jejuns e obras de caridade –, a revolta foi violentamente rechaçada pelas forças militares do Primeiro Reinado.

No filme, após ser arrancado de sua terra natal no continente africano, um casal é separado e escravizado no Brasil. Enquanto tentam se reencontrar, envolvem-se no movimento que toma a capital baiana. Malês tem no elenco nomes como Camila Pitanga, Rodrigo dos Santos, Rocco Pitanga e o próprio diretor, que interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante.

Curtas e continuação

Antes das sessões de Malês, o público poderá conferir os novos talentos do audiovisual capixaba, com a exibição de As Minúsculas Aventuras de Kappa e Xaba, de Mariana Nascimento, e Bia, de André Gabriel. Os filmes foram os vencedores do Festival Cacau, competição de obras audiovisuais realizadas por estudantes do curso de Cinema da Ufes.

O filme Paris, Texas, de Wim Wenders, segue em cartaz por mais uma semana.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 2 a 8 de outubro:

Malês, de Antônio Pitanga (Brasil, 2024)

Um casal é separado após ser arrancado de sua terra natal na África e trazido para o Brasil à força como escravizado. Enquanto lutam para sobreviver e tentam se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês, a maior revolução da história do Brasil, organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador.

Paris, Texas (relançamento em 4K), de Wim Wenders (Alemanha/França/Grã-Bretanha, 1984)

Travis é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a se recordar de sua vida e é acolhido pelo irmão Walt, que vive com sua esposa Anne. Juntos, eles também cuidam de Hunter, o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem saí em busca de sua ex-esposa Jane.

Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas