Docentes da Ufes iniciam nesta terça, 30, curso sobre educação inclusiva no ensino superior

29/09/2025 - 18:17  •  Atualizado 30/09/2025 19:02
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) iniciam nesta terça-feira, 30 o curso Educação Inclusiva no contexto do Ensino Superior: fundamentos, normatizações, currículo, práticas pedagógicas e avaliação. Com carga horária total de 48 horas, entre atividades presenciais e remotas, a formação é voltada a docentes da Ufes. Professoras e professores que ainda não se inscreveram podem fazê-lo por meio deste link.

Os encontros presenciais serão realizados no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CE). O curso será transmitido para os campi de Alegre e de São Mateus pelo canal da Superintendência de Educação a Distância no Youtube.

A formação é o resultado de uma solicitação dos Centros de Ensino à Prograd, diante do número expressivo de matrículas de estudantes do público da Educação Especial recebido nos cursos de graduação da Ufes. A proposta dos encontros formativos é aprofundar, de forma teórica e prática, o processo de inclusão desses discentes no Ensino Superior: “O curso Educação Inclusiva no contexto do Ensino Superior evidencia o compromisso da Ufes em se constituir uma universidade pública, gratuita, laica e inclusiva”, afirmam os organizadores da ação.

Segundo dados da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade Acadêmica (Siac/Ufes) do final de 2024, a Ufes conta com 464 estudantes com matrícula ativa que possuem algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, ou superdotação.

O primeiro módulo da formação abordará os fundamentos sócio-histórico-filosóficos da Educação Inclusiva, tendo como mediadora a professora Denise Meyrelles de Jesus, do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes.
 

Confira abaixo as datas e a programação dos demais módulos:

24/10 - Módulo II - Pressupostos Normativos que fundamentam a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva no Ensino Superior
Mediadora – Laura Ceretta Moreira – professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

12/11 - Módulo III - Currículo, Práticas Pedagógicas e Inclusão de Estudantes Público da Educação Especial no Ensino Superior
Mediadora – Lucelia Cardoso Cavalcante – professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Pará.

10/12 - Módulo IV - Avaliação e Inclusão de pessoas público da Educação Especial no Ensino Superior
Mediadora – Fabiane de Souza Romano Bridi – professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Categorias relacionadas