Estar mais próximo da comunidade universitária e dar maior visibilidade ao Programa e ao Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Ufes nos diversos setores da instituição: essas são as prioridades do professor do Departamento de Direito Marco Antonio Olsen, que assumiu este mês a coordenação da Ouvidoria da Universidade.
“Assumir a Ouvidoria é a oportunidade de estar mais próximo da comunidade universitária, ouvir suas demandas e realmente fazer diferença na vida das pessoas”, afirmou o novo ouvidor. Ele salientou ainda que, em breve, fará visitas aos centros de ensino dos quatro campi para dialogar sobre temas como assédio, em consonância com o Programa e ao Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Ufes, aprovado em março deste ano.
Segundo o novo Ouvidor, a iniciativa também busca ampliar a divulgação do Guia Lilás, documento do Governo Federal que orienta a prevenção e o enfrentamento do assédio moral e sexual na Administração Pública.
Canal de comunicação
Criada em 1992, a Ouvidoria da Ufes foi a primeira ouvidoria pública universitária do Brasil. É uma unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv) e órgão de controle interno vinculado à Reitoria. Sua finalidade é contribuir para o desenvolvimento institucional, oferecendo à comunidade universitária e à sociedade em geral um canal de comunicação com os órgãos superiores da Instituição, recomendando e intermediando ações corretivas ou aproveitamento de sugestões.
Universidade Federal do Espírito Santo