Exposição na Biblioteca Central celebra 50 anos do Centro de Educação da Ufes. Abertura acontece nesta terça, 23

22/09/2025 - 17:13  •  Atualizado 22/09/2025 17:29
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

A história de cinco décadas do Centro de Educação da Ufes (CE) será contada pela exposição 50 anos do CE: fios do tempo, a partir desta terça-feira, 23, na Biblioteca Central. Com uma série de painéis que apresentam as diversas dimensões do Centro, a mostra poderá ser visitada no primeiro andar do prédio, até o dia 31 de outubro. A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Carlos Drummond de Andrade, às 9 horas, com representantes de diferentes segmentos.

Realizada no âmbito das comemorações do cinquentenário do CE, a exposição tem curadoria dos técnicos Maria Novaes e Igor de Oliveira, e da vice-diretora do Centro, Silvana Venturin. Por meio de 17 painéis, a equipe de curadores apresenta uma linha do tempo, com fatos marcantes de cada década; um histórico das direções; apresentação dos núcleos e dos laboratórios do CE e imagens que retratam sua atuação; um infográfico com dados sobre ensino, pesquisa, extensão e quadro de pessoal; fotos atuais e antigas; e imagens e nomes de professores e técnicos vinculados atualmente ao Centro. Além dos painéis, a exposição reúne uma estante de livros publicados por servidores e pelas crianças do Colégio de Aplicação (CAp) Criarte.

“A exposição pretende celebrar o papel histórico do CE no presente ao rememorar e homenagear seus atores e suas práticas políticas e educacionais e seus efeitos sociais, especialmente na formação dos profissionais da educação e nas políticas educacionais no Espírito Santo e no Brasil. Sua realização coloca em perspectiva a tecitura de tantas outras composições que consolidam o CE como lugar de formação crítica, de convivência e de produção da vida”, afirma Silvana Venturin.

Ao lado da vice-diretora na coordenação do Grupo de Trabalho constituído para organizar a exposição e outras ações comemorativas, a técnica Maria Novaes destaca a construção coletiva da mostra, que teve a colaboração de diversos setores do CE e da Biblioteca.

“Contamos com a colaboração dos núcleos e laboratórios, que enviaram imagens, materiais e produziram vídeos de apresentação; da Biblioteca Central, que disponibilizou fotos históricas de seu setor de coleções especiais; e da Biblioteca Setorial, que levantou a produção bibliográfica de docentes e técnicos do CE”, diz.

Pioneirismo

Durante a pesquisa para a exposição, conta Novaes, o pioneirismo do Centro de Educação ficou ainda mais evidente a partir da análise de diversas fontes. Ela elenca alguns fatos que ganham destaque nos painéis da mostra: “A criação do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da Ufes e do Espírito Santo, o mestrado acadêmico em Educação; a presença da primeira professora doutora da Ufes, a professora Elizabeth Gama; e a atuação da primeira mulher a ocupar a vice-reitoria da Ufes, a professora Regina Helena Magalhães”.

Além da exposição 50 anos do CE: fios do tempo, o cinquentenário do Centro de Educação da Ufes reúne uma série de programações, como solenidades, homenagens, produção de vídeo comemorativo, debates e produção de livro e dossiê. Um dos destaques das festividades é a realização da Semana da Educação, marcada para a primeira semana de dezembro, que neste ano terá os 50 anos do CE como temática central.

Categorias relacionadas