
A ação foi dirigida a pacientes previamente convocados que aguardavam nas filas da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e ofertou atendimentos nas especialidades de cirurgia geral, dermatologia, ginecologia, nutrologia, oftalmologia, proctologia e urologia. Foram realizados 161 consultas, 346 exames, 12 procedimentos e 43 cirurgias, atendendo 253 pessoas. A mobilização envolveu 131 profissionais — entre eles, 32 residentes e 37 alunos da graduação.
Os principais serviços executados foram consultas oftalmológicas, mapeamentos de retina, consultas de nutrologia e proctologia, além de cirurgias dermatológicas, herniorrafias, colecistectomias, cirurgias bariátricas e procedimentos oftalmológicos como facoemulsificação com implante de lente intraocular.
Mobilização
O superintendente do Hucam-Ufes, Lauro Vasconcellos Filho, destacou a grande mobilização da equipe multiprofissional do Hucam e da participação de alunos, residentes e docentes: “Somos um hospital 100% SUS e o único hospital federal do Espírito Santo. Estamos atuando de forma articulada com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados com excelência e qualidade, dentro da missão do hospital universitário”.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, ressaltou que o Dia E demonstrou o potencial da rede e a relevância da parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, continuamos avançando na redução do tempo de espera pelo SUS. Oferecemos saúde gratuita e de qualidade para a população brasileira, enquanto proporcionamos importante campo de prática para a formação acadêmica nos hospitais universitários”, afirmou.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou a importância da integração das redes: “Nesta ação, o nosso ministro da Saúde, Alexandre Padilha, orienta toda a rede SUS a se integrar, a se organizar, para que esse pedaço da assistência ao SUS, que é chamada média complexidade, seja de uma vez por todas resolvido”.
O Hucam-Ufes integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e administra hoje 45 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do SUS e apoiam a formação de profissionais de saúde, pesquisa e inovação.
Fotos: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh