Nos dias 6 e 7 de outubro, o campus de Goiabeiras da Ufes vai sediar o II Encontro Capixaba de Atores Sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento é gratuito e tem como objetivo a troca de experiências e atualizações quanto às orientações técnico-operacionais e legais do programa.
O encontro acontecerá no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), e será transmitido pelo canal do Cecane Ufes no YouTube. Gestores, nutricionistas, técnicos do setor de compras de instituições, técnicos rurais e conselheiros de alimentação escolar interessados em participar devem enviar nome completo e instituição que representa para o e-mail cecane.ufes@gmail.com até esta sexta, dia 12.
A programação inclui palestras, painéis e oficinas. Ao longo do evento, serão abordados temas como histórico, avanços e perspectivas do PNAE; acesso e promoção da agricultura familiar em povos e comunidades tradicionais e quilombolas; gestão financeira e recursos no PNAE; e chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Entre os palestrantes estão a presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e colaboradora do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Albaneide Peixinho; a representante da Coordenação de Execução Financeira da Alimentação Escolar do FNDE, Kenia Sampaio; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar da Prefeitura de Vitória (CAE), Rita de Cássia Martins; e o superintendente Federal de Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo (SFDA/ES), Laércio Nochang.
Outras informações sobre o evento estão disponíveis no perfil @cecaneufes no Instagram.
Rendimento escolar
O nutricionista e integrante do Cecane Ufes Marcelo Brenner explica que as ações do PNAE possibilitam contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis nos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, e da oferta de refeições que cubram suas necessidades nutricionais.
“Quando o estudante está bem nutrido, melhora sua memória, rendimento acadêmico e participação em sala de aula. Por isso, o PNAE vai muito além de servir refeições, ele cria condições reais para o sucesso escolar e para o futuro dos alunos. Ademais, ele contribui para combater os agravos à saúde relacionados à alimentação, como fome, desnutrição, obesidade e condições alimentares especiais”, analisa.
O programa cobre toda a educação básica pública no Brasil, incluindo educação infantil, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e escolas indígenas e quilombolas. O PNAE também apoia cerca de 36 países da América Latina, do Caribe, da África e da Ásia na criação de seus próprios programas de alimentação escolar, com ações de apoio e transferência de conhecimento.
Sobre o Cecane
O Cecane Ufes iniciou suas atividades em 2022 em uma parceria entre a Universidade e o FNDE. Os profissionais trabalham prestando apoio técnico e operacional ao estado e aos municípios capixabas na implementação da alimentação saudável nas escolas.
A atuação do Cecane se dá em três frentes: oficinas regionais, para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais; assessoria e monitoramento, com o objetivo de apoiar tecnicamente a execução do programa no estado e nos municípios; e formação de atores sociais, a fim de atualizar as orientações técnico-operacionais e legais do PNAE.
Universidade Federal do Espírito Santo