A comissão responsável pelo projeto de implantação do novo campus da Ufes em Afonso Cláudio realizou, nesta semana, uma visita técnica à Universidade Federal do ABC (UFABC) para conhecer o modelo de flexibilidade curricular adotado pela instituição nos cursos de bacharelado. A intenção é que um modelo similar seja implementado nos cursos a serem ofertados no novo campus.
Participaram da visita à UFABC a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, coordenadora da comissão; o diretor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Cardoso; a pró-reitora de Graduação, Regina Godinho; e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto. O prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta, e a secretária de Educação do município, Valquiria Tonoli, também integraram a comitiva, que foi recebida pela pró-reitora de Graduação, Fernanda Cardoso, e pelo pró-reitor Adjunto, Marcelo Caetano.
Autonomia
O modelo de flexibilidade curricular da UFABC centra-se em uma formação interdisciplinar que permite ao estudante escolher sua trilha de aprendizado e aprofundar seus estudos em áreas específicas de interesse, tanto de forma profissional quanto acadêmica. Essa escolha é feita após a conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares, que são a base da formação. Com duração de três anos, eles introduzem as e os estudantes a uma ampla gama de conhecimentos e disciplinas antes da escolha de uma área específica.
Como parte deste modelo, a UFABC opera com um calendário de três quadrimestres por ano, o que possibilita maior dinamismo e flexibilidade na organização do percurso acadêmico, diferente dos semestres tradicionais. Esse formato oferece opções de aprofundamento que funcionam como um agenciamento para direcionar o percurso formativo da ou do estudante.
A pró-reitora Cristina Engel afirma que a reunião foi muito produtiva: “Além da receptividade dos professores envolvidos ter sido excepcional – inclusive se dispondo a estarem conosco mesmo em período de recesso – a quantidade e qualidade de informações recebidas será de fundamental importância na construção dos nossos cursos. Os problemas que a UFABC enfrentou, bem como os sucessos, servirão de guia para as nossas atividades daqui para frente”.
A comissão de elaboração do projeto para implantação do novo campus em Afonso Cláudio analisa desde as necessidades específicas de modificação da obra realizada pelo Governo do Estado, inicialmente projetada para uma escola de ensino técnico, até o desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Segundo o reitor Eustáquio de Castro, o primeiro curso da Ufes em Afonso Cláudio deverá ser da área de ciência, tecnologia e inovação, considerando as vocações e as necessidades da região.
Leia também:
Ufes e Prefeitura de Afonso Cláudio avançam em discussões para implantação de um campus no município
Universidade Federal do Espírito Santo