Pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), terá um grupo de pesquisa (GP) em Comunicação e Moda, sob a coordenação das professoras Maria Nazareth Pirola, da Ufes, e Renata Cidreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A etapa presencial da 48ª edição do evento começou nesta segunda-feira, 1º, em Vitória. Confira aqui toda a programação.
Nesta quarta, 3, sete estudantes da Ufes, orientados por Pirola, apresentarão pesquisas no Intercom Júnior, espaço criado para acolher trabalhos de alunos de graduação em Comunicação e de profissionais recém-graduados na área. O estudante Vinícius de Freitas apresentará o trabalho intitulado Moda como meio de comunicação: corpo-território, estética negra e resistência. Maria Júlia Batista falará sobre Comunicação e Moda e as Perspectivas da Identidade Feminina na Marca Indígena Maurício Duarte. E Janderson da Rocha abordará a temática Moda como comunicação: a narrativa visual de Taylor Swift na performance da música The Man.
Na quinta, 4, haverá sessão do GP de Comunicação e Moda, com apresentações de pesquisas e debate entre os participantes.
Iniciativa
Pirola conta que as primeiras ideias de criar o grupo surgiram em 2022, quando ela ministrou a disciplina Comunicação e Moda para estudantes do curso de Publicidade e Propaganda e observou a boa adesão. “Recebi mais de 50 alunos e desde então não parei mais de ofertar a matéria, tamanha a procura”.
Para se aprofundar na área, a professora ingressou em um pós-doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no qual teve Cidreira como orientadora. A parceria entre as duas fez crescer a vontade de propor o GP à Intercom. “Tivemos a felicidade dele ser inaugurado aqui, em Vitória. O grupo funciona por três anos e, a partir de agora, temos um espaço de discussão qualificada no âmbito da Intercom nesta interface”, comemora.
O GP tem por objetivo estudar a moda como fenômeno de comunicação e cultura. Na convergência desses saberes, investiga a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida e na constituição dos indivíduos, bem como em seus empenhos criativos e no fortalecimento de suas redes de afeto.
O grupo abriga pesquisas que promovam o diálogo interdisciplinar entre os campos da moda e da comunicação, podendo se desdobrar em estudos como: moda, comunicação e cultura; moda e aparência; moda e corpo; moda e mídias; moda e consumo; moda e identidade/alteridade/diversidade; moda e estética; moda, arte e performance; moda e significação; moda e linguagens; moda decolonial; moda afro-brasileira; moda indígena; entre outras.
Representatividade
Para Pirola, a moda e a composição da aparência se constituem como os primeiros indícios de comunicabilidade entre os indivíduos, já que a roupa não cumpre apenas a finalidade de cobrir o corpo, mas agrega um valor simbólico, sobretudo quando alguém a veste.
“Nesse sentido, a própria moda é comunicação. Além disso, a moda é vetor extremamente importante de representatividade e de resistência para a composição de aparências múltiplas e de outras formas de reconhecimento da beleza e das corporeidades. Assim, o GP contribui significativamente para a formação de um espaço qualificado de discussão das interfaces Comunicação e Moda”, analisa.
Presença da Ufes
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é o maior evento do país na área e acontece desde 1977, tendo como público alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais do ramo. No encontro são debatidas questões relacionadas ao jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais, políticas públicas de Comunicação, entre outros.
Além dos trabalhos sobre Comunicação e Moda, outras pesquisas da Ufes serão apresentadas no evento, entre elas A fúria da natureza: crise climática e o filme-catástrofe contemporâneo, do professor Klaus Berg Bragança; Desinformação climática nas eleições de 2024, do mestrando em Comunicação Gilberto Medeiros e da professora Ruth Reis; e Professora negra e o antirracismo na formação de jornalistas, da professora Maria Lucia da Silva.
O evento é realizado anualmente e a cidade-sede é escolhida pelos sócios da Intercom. A programação inclui sessões temáticas de apresentações de trabalhos, colóquios, oficinas, minicursos, painéis e apresentações culturais. Este ano as atividades estão sendo realizadas de forma híbrida: a etapa remota ocorreu de 11 a 16 de agosto, já a presencial começou nesta segunda, 1º, e segue até o próximo dia 5, no Centro Universitário Faesa e no Centro Cultural Sesc Glória.
Universidade Federal do Espírito Santo