Compartilhe
Em sessão ordinária, o Conselho Universitário da Ufes aprovou uma nota em apoio às famílias que, há cerca de oito anos, ocupam uma área conhecida como Vila Esperança, no município de Vila Velha. Atualmente, as famílias são alvo de uma ação de reintegração de posse.
Segue a nota na íntegra:
NOTA EM APOIO ÀS FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO VILA ESPERANÇA
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, na Sessão Ordinária de 28 de agosto de 2025, manifesta solidariedade às famílias da Ocupação Vila Esperança, em Vila Velha, que estão na iminência de cumprimento de ordem de despejo da área em que moravam há anos.
O cumprimento da ordem de despejo deixará 3,6 mil pessoas sem moradia, agravando um problema crônico da sociedade brasileira.
O direito à moradia é um direito humano elementar e é um dos direitos sociais garantidos no art.6º da Constituição Brasileira.
Como instituição que cultiva saberes jurídicos, econômicos, humanos e sociais, além de científicos e tecnológicos, a Ufes defende que o direito à moradia seja como objeto de ampla reflexão e debate, que envolva os poderes públicos, os pesquisadores e especialistas e a população, evitando que os conflitos resultantes da negação desse direito venham a ser resolvidos com violência ou por ordem judicial.
Além da solidariedade às famílias da Ocupação Vila Esperança, a Ufes disponibiliza à sociedade, ao poder público e aos movimentos sociais o conjunto de saberes que cultiva, a fim de que as políticas públicas de moradia sejam elaboradas e executadas com eficiência, sempre priorizando a vida humana e a moradia digna para todos os cidadãos e cidadãs.
Sala das Sessões, 28 de agosto de 2025.
Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro
Presidente
Categorias relacionadas