Inscrições para o I Festival de Invenção e Criatividade da Grande Vitória são prorrogadas até 10 de setembro

28/08/2025 - 17:02  •  Atualizado 28/08/2025 17:24
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz com os dizeres "prazo prorrogado"

Foi prorrogado até o dia 10 de setembro o período de inscrições para equipes interessadas em apresentar trabalhos no I Festival de Invenção e Criatividade da Região Metropolitana de Vitória (FIC/ES 2025). O evento acontecerá no dia 28 de novembro, das 9 às 16h30, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD, campus de Goiabeiras), e terá como tema Educação, inovação e criatividade para um mundo em transformação

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Cada equipe deve contar com pelo menos um professor orientador (que atue na educação básica, superior ou em espaços não formais) e até quatro participantes. 

As propostas devem estar alinhadas a um dos dois eixos temáticos: Tecnologias criativas e pensamento computacional na educação, incluindo projetos que utilizem a abordagem do pensamento computacional e das tecnologias digitais ou analógicas como ferramentas para transformar a prática pedagógica, como programação, robótica educacional e atividades desplugadas; e Guardiões da natureza: criar, cuidar, transformar, que trata de propostas que reflitam o compromisso com a sustentabilidade, o cuidado com o planeta e a promoção da empatia por todos os seres vivos, e inclui ações de reuso, reciclagem, economia criativa e design sustentável.

"Mão na massa"

O festival é uma iniciativa do Laboratório de Biociências, Inovação e Tecnologia (BioInov@Tec/Ufes), em parceria com o Núcleo Regional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). A proposta é celebrar, inspirar e difundir práticas pedagógicas inovadoras em escolas da Grande Vitória, por meio de experiências de aprendizagem “mão na massa”, colaborativas e significativas para estudantes e educadores. 

Imagem
Foto de estudantes em uma sala, olhando em microscópios

A programação do festival contará com a Mostra Interativa, na qual estudantes, educadores, artistas, makers e pesquisadores apresentarão propostas criativas voltadas ao engajamento, ao protagonismo e à aprendizagem estudantil.

Para a professora do CEFD Márcia Cunha, coordenadora geral do I FIC/ES, o festival é um marco para a Ufes e para toda a comunidade ao reunir professores, estudantes e parceiros em um espaço de aproximação entre ciência, educação e sociedade. “Mais do que uma mostra de iniciativas, o evento inspira novos caminhos educativos, valoriza práticas pedagógicas inovadoras e amplia a participação social em experiências que unem criatividade, tecnologia e transformação”, afirma.

Segundo Cunha, o festival também dará visibilidade a projetos que a Ufes desenvolve em parceria com as escolas capixabas, fortalecendo a integração entre ensino superior e educação básica.

Representante do Núcleo Regional da RBAC, Thaís Barbosa destaca que a aproximação entre a Universidade e as escolas é um dos diferenciais do evento: “Estamos muito felizes em realizar a primeira edição do FIC em nosso estado. Nosso objetivo é que o festival seja um espaço colaborativo, de troca e inspiração, que valorize o que já está sendo feito nas escolas e incentive novas práticas criativas. É um convite para transformar a educação com alegria, inovação e participação”.

Mais informações sobre o I FIC/ES estão disponíveis no site oficial do evento. Detalhes sobre o envio de trabalhos para a Mostra Interativa podem ser acessados aqui.

BioInov@Tec

Vinculado ao CEFD, o BioInov@Tec é um laboratório multidisciplinar que utiliza gamificação, tecnologia e metodologias ativas para transformar o ensino em Biologia e Saúde. Coordenado pela professora Márcia Cunha, o espaço promove experiências imersivas, projetos de impacto, eventos científicos e conexões entre escolas, universidades e sociedade.

Dúvidas e informações adicionais podem ser enviadas para o e-mail gamificacaoufes@gmail.com.

Fotos: Laboratório BioInov@Tec

Categorias relacionadas