Estudantes de Computação apresentam projetos de inovação em mostra aberta ao público

25/08/2025 - 10:16  •  Atualizado 28/08/2025 15:52
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Braço robótico interativo, medidor de energia inteligente, CashMind, DevTask e Doe Fácil. Estes são alguns trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Ciência de Computação e Engenharia da Computação que estarão expostos na Mostra Ufes de Computação e Tecnologia, na próxima quinta-feira, dia 28. O evento, gratuito, acontecerá no prédio do Departamento de Tecnologia Industrial, no campus de Goiabeiras, das 10h às 12h.

Assista aqui aos pitches (apresentações curtas) dos projetos de Ciência da Computação.
Assista aqui aos pitches (apresentações curtas) dos projetos de Engenharia da Computação.

A mostra é um evento semestral, extensionista, que engloba alunos dos dois cursos. A cada semestre as disciplinas participantes são diferentes, e neste haverá a apresentação de trabalhos das matérias Projeto Integrado em Computação II - Hardware e Software, do 7º período de Engenharia de Computação, e Projeto Integrado I, do 5º período de Ciência da Computação.

O coordenador do curso de Engenharia de Computação, Rodolfo Villaça, explica que a disciplina Projeto Integrado em Computação II - Hardware e Software é oferecida sob a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL). Nela, os estudantes têm autonomia para definir um plano integrado que envolva obrigatoriamente a integração de tecnologias de hardware e software. Para isso, ao longo do semestre, aprendem técnicas de gerenciamento de projetos, trabalho em grupo, apresentação de resultados parciais, escolhas de escopo e definição de soluções técnicas.

“A avaliação dos trabalhos é majoritariamente externa e dependerá da qualidade da apresentação que eles fizerem. É uma oportunidade de desenvolverem algo de interesse pessoal e livre, e de interagir com público externo, além de contribuírem com a divulgação do curso”, avalia.

O professor de Ciência da Computação Vitor Estevão destaca que é gratificante poder ajudar na formação de futuros profissionais que darão sua contribuição à sociedade. “E, mais ainda, já como resultado desta disciplina, podem surgir soluções que auxiliarão na melhoria da vida das pessoas”.

Desafios

Desde maio os estudantes de Engenharia de Computação Arthur Trarbach e João Pedro Batista estão desenvolvendo, em parceria com a empresa NOCS Soluções em Energia, um medidor de energia inteligente. A ideia, que será apresentada na mostra ao lado de outras, surgiu devido às limitações decorrentes do alto custo dos produtos existentes no mercado. A dupla conta que os maiores obstáculos são a logística para a aquisição de diferentes componentes e lidar com a rede elétrica, que demandam instrumentos específicos e infraestrutura adequada para testes.

“Nosso equipamento é baseado em um microcontrolador ESP32, que possui limitações de memória e capacidade de processamento dos dados, o que é um desafio a ser superado com as tecnologias que são usadas no projeto. Contudo, a expectativa para a mostra está bem alta, porque é uma excelente oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho e atrairmos possíveis usuários”, conclui Batista.

O evento é voltado ao público em geral, empresas, startups e instituições de financiamento e incubação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Categorias relacionadas