Sessões de filmes, oficinas, homenagens e palestras marcam a quarta edição da Mostra CineMarias, que acontece nesta sexta-feira, 22, e neste sábado, 23, no Cine Metrópolis e na estrutura montada no estacionamento do Teatro Universitário. A programação é gratuita. As pessoas interessadas devem se inscrever nas atividades por meio deste link.
Sob o tema Fabular Novos Futuros, o evento deste ano reúne filmes de todo o Brasil, produzidos por identidades femininas e pessoas não binárias, além de masterclass (aula com especialista), workshops e rodas de conversa com referências locais e nacionais, que irão potencializar o protagonismo feminino e a diversidade de gênero e raça no cinema, na literatura, na cultura e nos espaços de poder. Entre os destaques da programação estão um workshop com a roteirista Manuela Cantuária, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Festa Treme Ú Baile, que encerra a edição de 2025.
A abertura oficial acontecerá na sexta, a partir das 18 horas, no Cine Metrópolis, e será seguida pela Mostra Competitiva Capixaba de filmes e por uma bate-papo com as realizadoras. A competição nacional está marcada para sábado, reunindo filmes de vários estados brasileiros, selecionados pelas curadoras Gabriela Alves e GG Fákọ̀làdé. As obras concorrem aos troféus de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional, com premiações de R$ 2 mil para cada categoria.
Homenagem
A escritora Ana Maria Gonçalves é a grande homenageada da 4ª Mostra CineMarias. Eleita a primeira mulher negra para a Academia Brasileira de Letras em 128 anos de história, ela é autora do livro Um Defeito de Cor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira contemporânea. A obra narra a vida de Kehinde, uma mulher africana que foi capturada e escravizada no Brasil.
A homenagem à autora acontecerá no sábado, no Cine Metrópolis, a partir das 18h40. Antes, às 17 horas, Ana Maria Gonçalves ministrará uma masterclass em que compartilhará com as pessoas inscritas ideias sobre sua trajetória e seu processo criativo.
Retificação de nome e gênero
Tradicional na programação do CineMarias, a ação de retificação de nome e gênero será realizada pela equipe da Defensoria Pública do Espírito Santo, na sexta-feira, das 9 às 16 horas. As inscrições já estão encerradas.
O CineMarias é realizado pela Odoyá Arte e Cultura, com produção do Instituto Odara, Lúdica Audiovisual, Machê e LC Market, e patrocínio master da EDP por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O evento conta ainda com parceria da Ufes e do Hub ES+.
Veja a programação completa na página oficial e no Instagram do CineMarias.
Universidade Federal do Espírito Santo