Após o lançamento da versão digital, em 2023, a obra Glossário Joalheiro: Joias, Folheados e Bijuterias chega à sua segunda edição, agora impressa, atualizada e com mais de 650 verbetes sobre os principais termos utilizados no universo das peças, incluindo conceitos sobre processos, técnicas, desenho, materiais, insumos e tipologias. O livro, que tem entre os autores o professor do Departamento de Gemologia (DG/Ufes) Marcos Spinassé, será lançado durante a 81ª edição da Feira Nacional da Indústria de Joias (Feninjer), que acontece em São Paulo até esta quinta-feira, 7.
Única publicação do gênero no Brasil, a obra foi desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Design de Joias e Joalheria da Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo (NPE/AJESP) e traz Spinassé como único representante do Espírito Santo dentre os autores. A obra apresenta definições objetivas, claras e tecnicamente precisas, com o objetivo de padronizar a linguagem usada no setor.
Segundo o professor, o lançamento da segunda edição do livro consolida o esforço de padronização dos profissionais da área, reforçando a importância da linguagem técnica para o desenvolvimento e a inovação da joalheria. “O Glossário Joalheiro se revela uma ferramenta essencial, pois unifica termos e definições, e facilita a comunicação entre os diversos ambientes do setor, desde o ensino e a pesquisa até toda a cadeia produtiva”, avalia ele, que acredita que o livro contribuirá para a evolução e a valorização do ramo joalheiro no Brasil e no exterior.
O material é voltado a profissionais que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva (da fabricação artesanal e industrial à comercialização), sendo também direcionado a estudantes, consumidores e pessoas que buscam mais qualificação no momento de compra das peças. “A produção de joias é uma prática ancestral na história humana, tradicionalmente transmitida de forma oral, do mestre ao aprendiz. No entanto, com os avanços tecnológicos e a crescente complexidade do setor, surge a necessidade de uma abordagem mais abrangente, que inclua não apenas a confecção manual, mas também o projeto e a produção industrial”, ressalta Spinassé.
O livro Glossário Joalheiro: Joias, Folheados e Bijuterias já pode ser adquirido neste link.
Curso
A Ufes é a única universidade do Brasil a oferecer o curso de graduação em Gemologia no nível de bacharelado. Criado em 2009, ele é vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e apresenta uma formação multidisciplinar, com ênfase nas Ciências Sociais Aplicadas.
Dentre os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, estão economia aplicada ao desenvolvimento do setor minerário; custos e finanças corporativas; direito; gestão estratégica; empreendedorismo; desenvolvimento tecnológico; comércio exterior; e inovação na cadeia produtiva de gemas e joias.
Unindo disciplinas de formação técnico-científica com outras de legislação e tributação, o curso visa formar profissionais qualificados, empreendedores e criativos, capazes de agregar valor econômico ao longo da cadeia produtiva.
Informações sobre a graduação em Gemologia da Ufes podem ser obtidas no site do curso.
Universidade Federal do Espírito Santo